O que é Gestão de Projetos?


O primeiro conceito relevante sobre esta disciplina é a definição de projeto. Um projeto é um conjunto de atividades que contém um objetivo específico para ser completado de um determinado período de tempo. Um projeto, quando planejado, deve ser formalmente limitado não apenas por tempo, mas também a restrições como custos, escopo e qualidade.


Um projeto acontece apenas uma vez, ao contrário de um processo que é caracterizado com um conjunto de atividades que se repetem constantemente. A construção de uma casa, por exemplo, pode ser considerada um projeto, enquanto as atividades necessárias para realizar o atendimento ao cliente, em uma empresa qualquer, pertencem a um processo.

Gerenciamento de projetos é um processo iterativo que, segundo o PMBOK, é composto cinco fases principais:

  • Iniciação,
  • Planejamento,
  • Execução,
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento.

Gerenciamento de projetos, portanto, nada mais é do que gerir estas 5 fases utilizando conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas para garantir ao máximo a eficiência e eficácias de todas as atividades que compõem este ciclo.

Para tanto, o PMBOK 5 recomenda a aplicação apropriada de 47 processos que devem ser integrados para o perfeito cumprimento de todos os requisitos do projeto.