O que é GIMP?


GIMP (acrônimo para GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado, essencialmente, para edição e criação de imagens raster e, em menor escala, para desenho vetorial. O software é repleto de recursos, de fácil uso e uma boa alternativa gratuita ao mais conhecido dos editores, o gigante Adobe Photoshop.

Originalmente criado para a plataforma Linux, o GIMP, que faz parte do Projeto GNU (projeto de Richard Stallman, que objetivava criar um SO totalmente livre), há algum tempo ganhou versões para Mac e Windows.

Origem do GIMP


O GIMP foi criado em 1995 por Peter Mattis e Spencer Kimball, que o desenvolveram como parte de um trabalho para a faculdade. O projeto universitário foi amadurecendo ao longo do tempo, e hoje o software é licenciado sob a GNU, mantido por um conjunto de voluntários e alcança uma significativa popularidade, sendo utilizado tanto por amadores (hobbistas) quanto profissionais. Entretanto, a participação no mercado ainda é tímida em relação ao Photoshop.

O GIMP é o editor de imagem gratuito mais conhecido do mercado. Oferece uma grande variedade de recursos avançados, que podem normalmente ser utilizados para fins profissionais – seleção vetorial, suporte integral ao canal alpha (transparência) e uso de camadas – o programa é, de fato, a melhor opção do segmento.