O que é o Google Adwords?


O Google Adwords é a ferramenta de publicidade online da Google, através da qual é possível anunciar produtos e serviços tanto na rede de pesquisa quanto na rede de display. Cada uma dessas redes é composta por determinados “locais” online, como especificado a seguir:

Rede de Pesquisa – Formada por todas as páginas Google que têm como objetivo fornecer resultados para a pesquisa do usuário. Não se limita à página principal do buscador Google, inclui também serviços como o Google Mapas, Google Shopping e resultados de busca de sites que utilizam a ferramenta de pesquisa personalizada do Google. Nelas os links patrocinados aparecem em posição de destaque, seja nas primeiras posições da página ou na lateral dela, mas sempre sinalizados como “anúncio” ou “patrocinado”, de modo que o usuário possa diferenciá-los claramente dos resultados orgânicos para a busca que ele realizou.



Rede de Display - É formada por sites que pertencem à Google, tais como Blogger, Youtube e Gmail, além de sites parceiros que disponibilizam espaço para veiculação de publicidade através do Google Adsense. Os anúncios são exibidos nesses espaços na forma de banners, imagens estáticas ou animadas, links, e-mails publicitários ou até mesmo vídeos (como aquele que aparecem antes ou durante um vídeo do Youtube).




Para que a publicidade seja exibida ao público realmente interessado, o Google Adwords baseia-se nas palavras-chave buscadas pelo usuário, mostrando para cada um somente os anúncios relacionados à pesquisa realizada. Entretanto, o critério palavra-chave sozinho não garante tanta precisão, há outras variáveis relevantes a serem consideradas. É por isso que o Adwords permite que o anunciante configure sua campanha a partir de parâmetros que, combinados, possibilitam uma segmentação extremamente refinada do público-alvo, tais como: idade, sexo, localização geográfica, idioma, interesses e tipo de dispositivo utilizado (desktop ou mobile).


Além disso, existe também a opção Remarketing, que mantém um anúncio aparecendo repetidamente para o usuário que realizou uma busca relacionada àquele produto ou serviço, mas não chegou a finalizar a conversão — ou seja, a ação final pretendida pelo anunciante (seja essa ação a compra de um produto, o preenchimento de um formulário ou o download de um arquivo, por exemplo).


Vantagens do Google Adwords


Para começar a anunciar basta ter uma conta Google e seguir o passo a passo para configurar sua primeira campanha no Adwords. Uma vantagem que se destaca no Google Adwords é o alto grau de segmentação que se consegue obter, o que faz com que os anúncios sejam exibidos somente para potenciais interessados, aumentando a eficácia da campanha. Como a ferramenta permite o acompanhamento das conversões, é possível saber exatamente quantas pessoas realizaram a ação esperada a partir do clique em uma publicidade, o que gera dados importantes para a análise do desempenho de determinados anúncios, grupos de anúncios ou da própria campanha como um todo. A partir das conclusões dessas análises, é possível ajustar os anúncios e/ou alterar o valor do investimento à medida que a campanha se desenvolve.


A forma de cobrança do serviço é outra grande vantagem: o anunciante só paga pelos cliques que recebe. Qualquer um pode começar a anunciar na plataforma, mesmo que o orçamento disponível seja baixo, pois é o anunciante que define quanto deseja pagar ao Adwords por cada clique obtido. Claro que isso influencia na quantidade de vezes que o anúncio será exibido e na posição em que ele aparece entre outros anúncios concorrentes (a plataforma seleciona os anúncios conforme um esquema de leilão), mas fato é que o controle dos gastos fica por conta de quem investe. Além do mais, não é somente o valor investido que define se um anúncio vai aparecer mais ou menos, outros critérios são levados em conta pelo Adwords na hora de fazer essa seleção. O anúncio deve ter qualidade, precisa ser bem escrito se for um anúncio de texto ou bem estruturado se for uma peça gráfica. A correspondência entre aquilo que é anunciado e o conteúdo da página de destino também é levada em consideração. Os detalhes desse “jogo” podem ser conhecidos através do suporte do Google Adwords e do contato direto com analistas da própria ferramenta, que prestam atendimento aos anunciantes.