O que é o Google Analytics?


O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de tráfego aplicável a sites de qualquer natureza. Trata-se de um serviço gratuito que pode ser utilizado por qualquer pessoa que possua uma conta Google. Basta cadastrar corretamente na ferramenta o site que se deseja monitorar para obter um código de acompanhamento gerado pelo Analytics, que deve ser adicionado ao código do site.


Mais que fornecer números de visitas que podem ser detalhados por aspectos como localização geográfica, dispositivo e navegador (dentre muitos outros), o Google Analytics é capaz de registrar o comportamento dos usuários que navegam em um determinado site. É possível saber, por exemplo, a origem das visitas e o caminho que o usuário percorre dentro do site. Isso permite acompanhar se o objetivo que se tem com aquele site está sendo alcançado e de que forma isso acontece.


O objetivo pode ser fazer o visitante preencher um formulário, realizar uma compra ou simplesmente passar determinada quantidade de tempo em cada página onde houver um texto, só para citar alguns dos mais frequentes. Seja qual for, o Analytics é a ferramenta padrão adotada pelo mercado para monitorar o tráfego e coletar as informações necessárias para o acompanhamento de campanhas de marketing digital, tais como: total de visitantes, origem do tráfego, metas, resultados de e-commerce, desempenho de campanhas de marketing e de mídias sociais.


Origem do Google Analytics


O Analytics foi modelado com base no sistema de estatísticas Urchin, que pertencia à Urchin Software Corporation, empresa adquirida pela Google em março de 2005. A princípio, sua finalidade era fornecer dados a partir dos quais fosse possível tanto mensurar o impacto de campanhas de marketing online quanto identificar -- através da análise do comportamento dos usuários -- de que maneira os sites poderiam ser melhorados a fim de aumentar os lucros com Google AdSense. Mas isso foi apenas o começo. Hoje em dia, a ferramenta já fornece diversas métricas que, quando combinadas e bem interpretadas, são capazes de orientar as decisões dos webmasters e gestores de campanhas online, tais como: total de visitantes, origem do tráfego, metas, resultados de e-commerce, desempenho de campanhas de marketing e de mídias sociais.