HyperText Markup Language (HTML) é a linguagem de marcação padrão usada para criar páginas web. Junto com CSS e JavaScript, HTML é uma tecnologia fundamental para criar além das páginas web, interfaces de usuário para aplicações móveis. Os navegadores da Web podem ler arquivos HTML e torná-los páginas web visíveis ou audíveis. HTML descreve a estrutura de um site semanticamente tornando-se uma linguagem de marcação, em vez de uma linguagem de programação.

Elementos HTML formam os blocos de construção de páginas web. HTML permite que imagens e outros objetos possam ser incorporados e utilizados para criar as formas interativas. Ele fornece um meio para construir páginas estruturadas com textos, cabeçalhos, parágrafos, listas, links, citações e outros itens. Elementos HTML são definidos por tags e escritos usando colchetes (exemplos: <table>, <p> e <div>). Navegadores não exibem as tags HTML, mas as interpretam para fornecer o conteúdo da página.

HTML pode incorporar scripts escritos em linguagens como JavaScript que afetam o comportamento das páginas web HTML. A linguagem de marcação HTML também pode consultar o navegador para definir a aparência e o layout (CSS). O World Wide Web Consortium (W3C), mantenedor do HTML e dos padrões CSS, tem incentivado o uso de CSS sobre HTML de apresentação explícita desde 1997.