O que é Inteligência Artificial (IA)?


Inteligência Artificial (IA) é uma terminologia que, como muitas outras na área de tecnologia e inovação, surgiu para denominar um determinado fenômeno. Está relacionada a capacidade de softwares e dispositivos computacionais desenvolverem “raciocínio” que se aproxima da linha de pensamento de um ser humano. Por raciocínio, neste contexto, podemos entender: a capacidade de aprender, tirar conclusões a partir de suas próprias experiências e guardar informações na memória de uma maneira organizada.


Segundo alguns autores, existem dois tipos principais de inteligência artificial: forte e fraca. Se tomarmos como exemplo a robótica, um robô dotado de IA forte seria capaz não apenas de produzir raciocínio lógico, mas também de experimentar uma auto consciência e determinados "sentimentos” associados ao aprendizado. O conceito de IA forte é - naturalmente - polêmico por prever um determinado tipo de consciência que supostamente seria gerada materialmente e não biologicamente.

A capacidade dessas máquinas para ser tão inteligente como os seres humanos é limitada pelo seu poder de computação. É este limite que os desenvolvedores estão tentando superar através da concepção de software cada vez mais poderosos , e também para modelar idéias abstratas

Já a inteligência artificial fraca está associada a um sistema que é autônomo, capaz de solucionar problemas através de algorítimos. Muitos descrevem este tipo como uma simulação da inteligência, em vez de uma inteligência propriamente dita.


Origem da Inteligência Artificial (IA)


Não há um marco específico para o surgimento da inteligência artificial e sim uma evolução contemplada através da história da computação. Alan Turing, no entanto, é considerado o primeiro autor a escrever um artigo sobre o tema, em 1950, contribuindo para que o tema IA passasse a ser considerado um campo de pesquisa, a partir de 1956.