O que é Magento?


Magento é a plataforma de e-commerce mais adotada no mercado. O sistema é o favorito de grandes corporações que imergiram no segmento, como Nokia, GoodYear, Samsung, Ford e muitas outras. Com o aplicativo o usuário tem total controle sobre as rotinas básicas de um comércio eletrônico.

O sistema é modularizado, ou seja, cada módulo é responsável por um grupo de ações. Existe o módulo de pagamentos, o de “carrinho de compras”, controle de estoque, pedidos, clientes etc. Caso seja necessária uma nova funcionalidade ainda inexistente na plataforma, basta criar um novo módulo e conectar ao aplicativo. Essa é uma das razões do grande sucesso do Magento.

Origem do Magento


Criado, em 2007, pela Varien, o Magento Ecommerce foi lançado oficialmente em 2008 e mais tarde se popularizou como Magento Community Edition (CE). Como o software foi tão bem aceito, os stakeholders resolveram criar a Magento Inc., e com isso vieram novas versões: Community (gratuita) e Enterprise (paga). Mais tarde, o aplicativo começou a receber investimentos de grandes corporações, até que, em 2011, a gigante eBay comprou todos os direitos.

Quanto à versão mais conhecida do sistema, esta possui código-fonte aberto e é distribuída gratuitamente. A escolha das tecnologias para o desenvolvimento também foi essencial para a rápida aceitação. Utiliza framework Zend em PHP, com banco de dados MySQL e padrões EAV, CSS e HTML dentro de padrões Tableless, configurações em XML, comandos Javascript utilizando frameworks, internacionalização etc, além de apresentar-se completamente de acordo com técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca).