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O que é Marketing Digital?


Marketing digital é o conjunto de ações de comunicação que uma empresa (ou pessoa) adota para, através do meios digitais, divulgar e/ou comercializar seus produtos, melhorar sua rede de relacionamentos, conquistar novos clientes, desenvolver e consolidar uma identidade de marca.

No marketing digital, as ações (estratégicas, econômicas e operacionais) são adaptadas aos meios digitais, de modo a alcançar, nestes canais, a mesma eficácia e eficiência do marketing direto, ao mesmo tempo em que se potencializa os efeitos do marketing tradicional. Mensurar no “digital” é uma tarefa mais fácil, as métricas podem ser estabelecidas com clareza e as vantagens em relação à forma tradicional permitem um maior ROI (Retorno Sobre Investimento).

Sabe-se que hoje em dia mais de 90% dos processos de compra têm início em pesquisas online. Não é à toa que o marketing digital vem ganhando uma parcela cada vez maior do orçamento que as empresas destinam ao seu marketing. Atualmente, o marketing digital é essencial para empresas dos mais variados mercados, sejam elas B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer).

Ícones diversos relacionados ao marketing digital

Dentre as vantagens, além do fato de a própria internet continuar em constante crescimento – assim como a quantidade de pessoas que inseridas no meio online –, o próprio meio digital tem particularidades que o fazem valer a pena:

Alcance Global - diferente do mundo “real”, onde a limitação geográfica impacta diretamente no tamanho e no custo de uma ação que envolve, por exemplo, flyers e outdoors, no mundo virtual não importam as distâncias nem os limites geográficos para se atingir um determinado público, desde que sejam utilizadas as ferramentas certas e adotada uma estratégia adequada.

Interatividade - Toda vez que o público interage com a marca na internet, ele também gera dados (demográficos e comportamentais) que podem permitir à empresa analisar e compreender melhor seu público-alvo, o que é matéria-prima essencial  para a elaboração de ações cada vez mais eficazes.

Métricas - Uma das maiores vantagens de se fazer marketing digital é que nos meios online é possível rastrear e coletar dados de quase tudo (performance de campanhas, quantidade de visitas, quantidade de cliques, etc). Tal volume de informações é de grande relevância para que os profissionais de marketing possam conduzir ações mais fundamentadas e criar campanhas mais eficientes.

Tempo real - Como praticamente tudo no meio online pode ser mensurado em tempo real, uma campanha pode ser ajustada rapidamente, de acordo com a sua performance. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, não pode ser alterado depois de impresso; já um anúncio de texto veiculado no Google AdWords pode ser alterado várias vezes ao longo de um mesmo dia, tanto no seu conteúdo quanto na segmentação do público para o qual deve ser exibido.

Segmentação - Essa é uma vantagem relativa ao fato de ser possível coletar uma grande quantidade de informações sobre as pessoas, o que possibilita que as empresas façam investimentos altamente direcionados para o seu público-alvo. Tal segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente significativamente.