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O que é Marketing Digital?
Marketing digital é o conjunto de ações de comunicação que uma empresa (ou pessoa) adota para, através do meios digitais, divulgar e/ou comercializar seus produtos, melhorar sua rede de relacionamentos, conquistar novos clientes, desenvolver e consolidar uma identidade de marca.
No marketing digital, as ações (estratégicas, econômicas e operacionais) são adaptadas aos meios digitais, de modo a alcançar, nestes canais, a mesma eficácia e eficiência do marketing direto, ao mesmo tempo em que se potencializa os efeitos do marketing tradicional. Mensurar no “digital” é uma tarefa mais fácil, as métricas podem ser estabelecidas com clareza e as vantagens em relação à forma tradicional permitem um maior ROI (Retorno Sobre Investimento).
Sabe-se que hoje em dia mais de 90% dos processos de compra têm início em pesquisas online. Não é à toa que o marketing digital vem ganhando uma parcela cada vez maior do orçamento que as empresas destinam ao seu marketing. Atualmente, o marketing digital é essencial para empresas dos mais variados mercados, sejam elas B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer).
Dentre as vantagens, além do fato de a própria internet continuar em constante crescimento – assim como a quantidade de pessoas que inseridas no meio online –, o próprio meio digital tem particularidades que o fazem valer a pena:
Alcance Global - diferente do mundo “real”, onde a limitação geográfica impacta diretamente no tamanho e no custo de uma ação que envolve, por exemplo, flyers e outdoors, no mundo virtual não importam as distâncias nem os limites geográficos para se atingir um determinado público, desde que sejam utilizadas as ferramentas certas e adotada uma estratégia adequada.
Interatividade - Toda vez que o público interage com a marca na internet, ele também gera dados (demográficos e comportamentais) que podem permitir à empresa analisar e compreender melhor seu público-alvo, o que é matéria-prima essencial para a elaboração de ações cada vez mais eficazes.
Métricas - Uma das maiores vantagens de se fazer marketing digital é que nos meios online é possível rastrear e coletar dados de quase tudo (performance de campanhas, quantidade de visitas, quantidade de cliques, etc). Tal volume de informações é de grande relevância para que os profissionais de marketing possam conduzir ações mais fundamentadas e criar campanhas mais eficientes.
Tempo real - Como praticamente tudo no meio online pode ser mensurado em tempo real, uma campanha pode ser ajustada rapidamente, de acordo com a sua performance. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, não pode ser alterado depois de impresso; já um anúncio de texto veiculado no Google AdWords pode ser alterado várias vezes ao longo de um mesmo dia, tanto no seu conteúdo quanto na segmentação do público para o qual deve ser exibido.
Segmentação - Essa é uma vantagem relativa ao fato de ser possível coletar uma grande quantidade de informações sobre as pessoas, o que possibilita que as empresas façam investimentos altamente direcionados para o seu público-alvo. Tal segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente significativamente.