O que são Redes Sociais?


Rede Social é uma estrutura social composta por indivíduos ou organizações e que promove interações entre os membros. Esses membros são conectados por um ou vários tipos de relações, compartilham valores e objetivos comuns. A principal função de uma rede social é promover a possibilidade de relacionamentos horizontais e não hierárquico entre os envolvidos, tudo fundamentado na identificação que se tem com o próximo.


Uma rede social fornece um conjunto de métodos para analisar a estrutura de entidades sociais, bem como uma variedade de teorias que explicam os padrões observados nela.  O estudo da dinâmica das redes sociais permite identificar padrões locais e globais, membros influentes, permite identificar tendências e analisar questões psicológicas,  econômicas e políticas.

As redes sociais e a análise delas é um campo acadêmico que emergiu da psicologia social, sociologia, estatística e teoria dos grafos. O estudo de redes sociais é agora um dos principais paradigmas em sociologia contemporânea e também é empregada em um número de outras ciências sociais e formais. 


Marketing nas redes sociais


As redes sociais criaram uma nova forma de exploração das dinâmicas de relacionamento entre as empresas e os seus clientes, o marketing nas redes sociais é mais pessoal e interativo do que qualquer outro meio, no entanto é também necessário ter em atenção de que estas novas ferramentas que surgem todos os dias são cada vez mais complexas e de difícil entendimento para o utilizador mais comum. O marketing e a comunicação atravessam, portanto, hoje, um caminho que se pauta pela existência de diversos canais de comunicação, com duas vias, através dos quais as marcas dialogam com os seus consumidores e vice-versa.

As redes sociais online apresentam-se atualmente como uma plataforma de interação com clientes e potenciais clientes, promovendo a fidelização. Permitem ainda que esta mesma interação seja em tempo real uma vez que estando estas Redes ligadas 24 horas/dia, 365 dias/ano as empresas e os seus utilizadores estão conectados quase que automaticamente, sabendo sempre a opinião de cada um.