O que é SEO?


Search Engine Optimization (SEO), em português Otimização para mecanismos de Busca, é o processo de interferir no posicionamento/visibilidade de um site ou uma página web nos resultados dos motores de pesquisa (SERPs). Esses resultados são normalmente chamados de naturais ou orgânicos, pois não se tratam de páginas que aparecem nas pesquisas através de patrocínio de links (resultados pagos). Em geral, quanto mais cedo e mais frequentemente um site aparece na lista de resultados de busca, mais visitantes receberá através do motor de pesquisa. O trabalho de SEO pode direcionar para diferentes tipos de pesquisa: pesquisa de imagens, pesquisa local, busca por vídeos, pesquisa acadêmica, busca de notícias e outros.

SEO é uma série de técnicas que visa posicionar bem um site ou página da web para termos reais de pesquisa através de palavras-chave (keywords) digitadas. Otimização de um site pode envolver a edição de seu conteúdo, a codificação do site (trabalho OnPage), a construção dos backlinks (link building), a preocupação no site ser funcional para desktop e mobile e até trabalhos relacionados a configuração de hospedagem (Infraestrutura). Enfim, o trabalho de SEO envolve todos os fatores que podem influenciar no posicionamento de um site nos motores de busca.

Abaixo segue uma lista com 10 itens que colaboram para que uma página fique na frente de outra em um mecanismo de busca:

  1. Velocidade de abertura do site;
  2. Interações sociais (cliques nos botões de curtir, +1, tweet);
  3. Codificação usando HTML5;
  4. Imagens todas com nomes explicativos e com a tag alt;
  5. Quantidade de backlinks;
  6. Servidor de hospedagem com bom tempo de resposta;
  7. Densidade das palavras-chave correto;
  8. Cabeçalhos (headings) bem pensados segundo a estratégia de SEO adotada;
  9. Conteúdo de qualidade;
  10. Páginas que se adaptem a diversos dispositivos.

Obs.: Segundo estudiosos de SEO, o Google (principal motor de busca) possui mais de 200 critérios para posicionar as páginas nos seus resultados.

Existem também técnicas obscuras chamadas de black-hat que visam posicionar um site em motores de busca de forma fraudulenta e que cedo ou tarde acabarão sendo penalizada pelos buscadores. Esconder componentes dos usuários, comprar links, exagerar no uso das keywords são exemplos de black-hats.