Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Fernando Palma

10 dicas para melhorar sua comunicação verbal

Quantos Você já Seduziu Hoje?
Descubra o poder de sedução que tem a nossa voz

Por  Wellington Moreira


Será que você realmente conhece a melhor das suas ferramentas de trabalho e de sedução: a VOZ ?
Talvez você nunca tenha percebido que a sua VOZ é ou pode se tornar o seu maior instrumento de trabalho... o seu maior trunfo para conquistar as pessoas que estão ao seu redor.
Aceite o convite, então, e descubra agora um pouco sobre o grande potencial deste precioso instrumento musical humano chamado VOZ!
Caso você ainda não saiba... a sua voz exerce um papel fundamental no seu sucesso tanto profissional como nas suas relações interpessoais. Ela possui um incalculável poder de persuasão. Decididamente influenciamos as pessoas com a nossa voz e também somos influenciados pela voz das pessoas com que fazemos contato.
É pela voz que conseguimos seduzir o ouvinte durante a nossa explanação. O conhecimento que você transmite, a forma com que se expressa é fundamental, mas é a sua voz que lapida a pedra bruta da sua mensagem. Ela é que reluz.
Preste atenção e perceberá que é a voz que enriquece a transmissão da mensagem articulada , acrescentando à palavra o conteúdo emocional, o colorido, a expressividade. Ela projeta todos os sentimentos daquele que fala, revela a sua personalidade e espelha quem você é. A todo o momento ela mostra como você vê e pensa o mundo.
Dentre as grandes curiosidades existentes sobre a voz, é importante ressaltar que a sua voz é como se fosse a sua identidade e ela é única no mundo todo, apesar de vez ou outra considerar parecida com a de outra pessoa. Pode ser comparada inclusive com a impressão digital e com a fisionomia.
Por um instante já chegou a perceber que trata-se de uma poderosa fonte de informações? Ao analisar apenas a voz de uma pessoa conseguimos obter dados sobre as suas características biológicas (idade, sexo, estatura física, condições de saúde), psicológicas (personalidade e estado emocional) e sócio-educacionais (grupos sociais onde estamos inseridos) . Através da voz somos capazes de identificar quem se encontra do outro lado da linha telefônica e ainda perceber se a pessoa está alegre, entediada ou nervosa. Também podemos descobrir se está mentindo ou acabou de acordar.
Não só nas conversas corriqueiras, mas até em inquéritos e processos judiciais, a voz é uma valiosa fonte de informações . Ela sempre diz muito mais do que a pessoa que fala acredita estar dizendo.
Saiba que você transmite a idéia de ser uma pessoa vencedora muitas vezes só pelo jeito como fala. A segurança e credibilidade que tanto desejamos transmitir às pessoas é atingida em grande parte pela forma como entonamos a nossa voz. Com apenas essas pequenas informações, você já percebe a grande importância que tem a sua voz.
Agora faça um teste: analise qual é a reação da maioria das pessoas quando você começa a falar. Elas se aproximam ou se afastam de você? Prestam atenção ou se distraem? Caso prestem atenção... durante quanto tempo mantém essa atenção? Elas sorriem ou fecham o semblante quando você comenta algo??
Se ao começar a falar as pessoas ficam com a expressão facial tensa ou ficam te ouvindo mas desviam o olhar ... saiba que provavelmente você tem sido negligente no seu modo de falar. Mais do que o conteúdo da sua mensagem, preste muito atenção na maneira como você fala, pois esta é a primeira análise feita por qualquer ouvinte. Não adianta ter idéias interessantíssimas, possuir um vasto conhecimento, mas não cuidar da forma como comunica a sua mensagem. Uma mesma frase pode ser comunicada e interpretada de diversas formas, depende do tom de voz que você se utiliza. Como orientação... sempre que estiver falando procure interpretar cada sílaba, cada palavra, cada frase... procure estudar a emoção adequada para aquilo que quer comunicar e aplique-a .
Comunicar-se bem e eficientemente é algo imprescindível para o nosso próprio marketing pessoal, e estudar e valorizar a própria voz é o caminho mais simples para obter o tão e esperado reconhecimento.
Não perca mais tempo: siga essas dez dicas e passe a compreender melhor o poder vocal que você possui:

1º) respire corretamente e procure exercitar a respiração diafragmática;

2º) pratique leitura em voz alta;

3º) como preparação para o bom uso da voz: espreguice e boceje bastante;

4º) utilize pausas quando você está falando;

5º) dê ênfase, ou seja, acentue as palavras chaves;

6º) cuidado com a intensidade (não fale muito baixo, nem alto demais) e com a velocidade (nem lento ou rápido demais);

7º) cuidado com a pronúncia e com a dicção (fale de forma clara, fluente e direta);

8º) use a voz para causar impacto, mudando o volume, ritmo e tom, de acordo com a intenção da fala; isto é, dê COLORIDO à sua voz;

9º) na maioria das vezes, procure falar com entusiasmo e convicção/ firmeza;

10º) fale sempre para frente. Lance a voz para atingir todos os ouvintes.
Lembre-se que:
“A voz conta o que a palavra esconde.”

“A voz fala muito mais do que as palavras.”

Portanto, dê mais crédito à sua própria voz!!


Wellington Moreira
wellington@caputconsultoria.com.br




COMPARTILHE

Fernando Palma
Fernando Palma199 Seguidores 573 Publicações Consultor de TI, CEO
Seguir
Sou fundador e CEO do Portal GSTI, Consultor, professor e instrutor em Governança de TI e Gestão TI. Graduado em SI, mestrando em administração, Certificado ITIL Expert, ITIL Manager, COBIT, OCEB, ISO 20k, e ISO 27k.

Comentários