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Fernando Palma

30 dicas para melhorar o uso do LinkedIn

Socializar-se é uma arte. E como toda arte, exige uma combinação de técnica e sensibilidade. Com o aumento de oferta das ferramentas de redes sociais , é comum que os usuários tenham dúvidas de como dosar estes dois atributos - a técnica e a sensibilidade - usufruindo do poder que as funcionalidades trazem, sem perder o bom senso.

Uma simples interação em redes sociais pode trazer consequências impactantes , positiva ou negativamente, para a vida de alguém: Mayara Petruso sabe do que eu estou falando. Mesmo quando você está se considerando "bem na fita" na web, o retorno das suas ações não será sempre positivo e a cada nova exposição, estará assumindo novos riscos, assim como em qualquer investimento: eu sei do que eu estou falando.

E você? Quantas vezes já se fez uma ou mais destas perguntas?
  • Eu deveria adicionar este contato?
  • Será que estou publicando demais ou de menos?
  • Como está minha imagem na web?
Não é a toa que estão frequentes ofertas de cursos de redes sociais, marketing em redes sociais, Networking ou mesmo : redes sociais como ambiente de vendas . Se isto tudo parecer estranho para você, faça uma pesquisa na web por estes tópicos (disciplinares?).

Não estou certo de que exista receita para a arte da socialização na internet, nem que eu mesmo conheça as melhores práticas. Mas, pesquisando sobre o assunto, encontrei uma lista de dicas para LinkedIn bastante interessante . Eu mesmo adotei algumas e reforcei o uso de outras. Confira a seguir e melhore o desempenho do seu perfil profissional nesta importante rede social. Boa sorte, e espero que faça boas interações nesta semana !

30 dicas para melhorar o uso do LinkedIn (fonte: Nethparter )
  1. Siga as empresas onde gostaria de trabalhar , potenciais parceiros ou até concorrentes
  2. Crie grupos LinkedIn na sua área de especialidade ou nas suas áreas de negócio
  3. Mude a foto de perfil dois em dois meses (demonstre profissionalismo na escolha)
  4. Tenha uma URL personalizada para o seu perfil
  5. Participe ativamente (uma vez por dia no mínimo) nas discussões, notícias ou artigos
  6. Responda ou pergunte no LinkedIn Answers todas as semanas
  7. Semanalmente, recomende alguém da sua rede de contactos LinkedIn
  8. Contate toda a sua rede com regularidade – no mínimo, uma vez por ano
  9. Quando receber convite para adesão à rede de contatos envie mensagem de agradecimento
  10. Altere sempre a mensagem padrão para convidar alguém para a sua rede de contactos
  11. Esteja sempre atento aos eventos que são lançados no LinkedIn
  12. Dê os parabéns aos membros da sua rede nos seus aniversários sempre que possível.
  13. Quando convidar pessoas para a sua rede que não conhece na vida real, apresente razões para convite
  14. Adicione apresentações de projetos profissionais no SlideShare ou em pastas Box.Net
  15. Visite a página de emprego semanalmente
  16. Comente atualizações feitas pelos seus contatos LinkedIn
  17. Dê os parabéns aos membros da sua rede quando iniciam novas funções profissionais
  18. Coloque o seu perfil em pelo menos dois idiomas diferentes
  19. Encaminhe empregos de interesse para a sua rede de contatos
  20. Mensalmente, faça uma revisão ao conteúdo do seu perfil (Sumário, Especialidades, entre outros)
  21. Ligue até duas contas do Twitter à sua conta
  22. Nunca lance uma discussão nos grupos LinkedIn que tenha o objetivo a venda de serviços
  23. Importe os seus contatos de e-mail para a sua conta
  24. Tenha sempre um e-mail de contato no seu perfil LinkedIn mesmo para quem não esteja conectado a você
  25. Use ferramentas para otimizar a sua presença no LinkedIn (ex: Hootsuite)
  26. Nunca queira vender nada após primeiro contato feito
  27. Apresente membros da sua rede de contatos a outros membros
  28. Mensalmente, arquive ou apague mensagens antigas da sua caixa de entrada
  29. Nunca coloque a palavra “desempregado” no seu perfil
  30. Sucesso = plano de ação + iniciação + tempo definido + execução


E você, o que considera importante como boas práticas em redes sociais? Compartilhe o conhecimento com o Portal GSTI!

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Fernando Palma
Fernando Palma207 Seguidores 574 Publicações Consultor de TI, CEO
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Sou fundador e CEO do Portal GSTI, Consultor, professor e instrutor em Governança de TI e Gestão TI. Graduado em SI, mestrando em administração, Certificado ITIL Expert, ITIL Manager, COBIT, OCEB, ISO 20k, e ISO 27k.

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