Publicação

Curso Gratuito de Introdução a Administração Estratégica

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Curso sobre Administração Estratégica pela FGV online: gratuito e com certificado

Este é mais um curso da FGV qual tive a oportunidade de "dar uma olhada" no conteúdo. Estou aqui para indicá-lo e compartilhar minhas impressões. 

Certificado: Sim

Este curso gratuito oferece certificado de participação.

Sobre o Curso

Este é mais um curso gratuito  online oferecido pela FGV, que é membro de uma iniciativa fantástica chamada Open Course Ware Consortium.  

Alow Professores!

É sempre bom lembrar um detalhe importantíssimo, principalmente para que ensina: o material produzido por este e todos os cursos dessa iniciativa está disponível "gratuitamente, sob a forma de licenças livres para uso e adaptação por educadores e alunos ao redor do mundo." (página de apresentação do curso, site da FGV).

Carga horária

05 horas

Formato do Curso

O treinamento EAD é ministrado utilizando flash e leitura. Existem exercícios ao final do módulo para testar os conhecimentos adquiridos.  

Nessa imagem você pode ver como é o curso por dentro:


Destaques do Curso

O curso é bastante completo e rico em informações para quem está obtendo um primeiro contato com a Administração Estratégica

O professor faz uma abordagem completa à história da evolução do pensamento estratégico para administração empresarial, começando nos anos 50 até os tempos atuais. Considero este aspecto o kernel do curso, e é também o maior ponto de agregação de valor. 

Fora isso, você irá ser apresentado a conceitos relevantes como planejamento estratégico, o modelo de Porter baseado em 05 forças competitivas, e até conceitos básicos como diferença entre eficiência e eficácia.

Pontos que deixam a desejar

Senti falta de referências a Kaplan e Norton e ao sistema de planejamento e gestão estratégica Balanced Scorecards (BSC). 

Achei também que o professor foca mais no pensamento de Michael Porter, ignorando outros pensadores atuais da administração como Ansoff e Mintzberg (meu eterno guru!)

Sobre o Autor (Professor)

David Menezes Lobato DAVID MENEZES LOBATO tem Pós-Doutorado pela Université Libre des Sciences de L'Homme de Paris. D.Sc. - Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Ph.D. - Doutor em Administração de Negócios pela Florida Christian University, M.Sc. - Mestre em Engenharia de Produção pela UFF, MBA - Master of Business Administration pela FGV, Pós-Graduado em Tecnologia Educacional pela ABT, Graduado em Engenharia Civil pela UFF e Graduado em Administração de Empresas pela UFRJ com grau CUM LAUDE de dignidade acadêmica. Certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Florida Christian University, Skill Dynamics Canada - an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil onde atuou como Coordenador do Instituto de Desenvolvimento Gerencial-Executivo. Consultor de empresas na área de Gestão Empresarial. Diretor da DB3 Lobato Consultoria e Treinamento. Tutor qualificado no curso tutorial de professores pelo programa FGV online. Professor vencedor do Prêmio Mérito Docente FGV, após ganhar por 6 vezes consecutivas, passou a integrar o Quadro de Honra dos melhores professores da FGV. Autor dos livros Gestão Resiliente pela Editora Atlas, Estratégia de Empresas e Gestão Estratégica pela Editora FGV e Administração Estratégica pela Editoração, Professor e Coordenador acadêmico executivo da FGV.

Inicie este curso: 

Link para o curso de Administração Estratégica.

Se por acaso o link estiver quebrado, peço para que me sinalize e acesse a página de curso da FGV onde encontrará esta e outras disciplinas: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/
Cursos relacionados:

Comentários