Publicação

Guia para Certificação BPM pela OMG

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Guia completo para certificação OCEB disponível para download

Preparei um guia para obtenção da certificação Expert em BPM pela OMG (ou certificação OCEB - OMG Certified Expert in BPM ). Nesta publicação, vou apresentar o básico do conteúdo deste exame, abordando também a importância e como candidatar-se. 

O que é BPM ?

A sigla BPM significa Business Process Management , ou Gestão de Processos de Negócio. Segundo o BPM CBOK* é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos automatizados ou não, para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização. 

* CBOK é um livro guia para o BPM, criado p ela ABPMP ( Association of Business Process Management Professionals ).

O que é BPMN?

BPMN signifca Business Process Modeling Notation, ou Notação de Modelagem de Processos de Negócio. Trata-se uma notação do BPM para definir padrões para práticas usadas em desenho de processos.

O padrão foi criado para facilitar entendimento sobre o processo que está sendo modelado, de forma que possa serr compreendido tanto pela área de TI como Negócio da organização: uma linguagem em comum.

O BPD (Business Process Diagram) ou Diagrama de Processo de Negócio deve ser um modelo único, e pode ser entendido como um mapeamento de processo por diagramas, semelhante ao conhecido fluxograma, mas com complexidade maior. O BPD pode ser utilizado por ferramentas para automatizar o processo de negócio, sem a necessidade de codificar aplicações.

Sobre a certificação OCEB

A certificação OMG Certified Expert in BPM foi desenvolvida em parceria com a UML Technology Institute (UTI) . O esquema de certificação abrange os seguintes níveis: 

  • Nível Fundamental
  • Níveis Intermediários: um nível intermediário com a visão técnica e outro com a visão de negócio
  • Nível avançado: também possui duas provas, com as mesmas características do nível intermediário

A importância da certificação BPMN

A Notação de BPM surgiu como proposta de uma nova linguagem padrão de documentação de processos de negócio, que pudesse ser compreendida tanto pelo próprio negócio da organização como pelo departamento de tecnologia.

A própria UTI ( UML Technology Institute) participa de sua estrutura e divulgação, considerando que esta é a tendência para a automação de processos de negócios.

Além de se tratar linguagem de fácil compreensão (quando comparada a UML), a notação em BPM agrega uma característica fundamental que a torna diferenciada: ela pode ser interpretada por ferramentas de BPMS *, gerando sistemas automaticamente sem a necessidade de codificar.

Tais ferramentas ainda contam com funcionalidades para monitorar os sistemas durante todo o ciclo de vida do processo. 

Partindo deste pressuposto de que o padrão seria uma nova solução para automatizar os processos de negócio, fica clara a importância deste conhecimento para profissionais de tecnologia, sobretudo os envolvidos com análise e desenvolvimento de sistemas.
*Business Process Management System (BPMS): se refere aos sistemas de gestão de processos de negócio. Pode-se definir um BPMS como uma categoria de software que visa atender o ciclo completo da Gestão de Processos, que inclui redesenho, modelagem, implementação, monitoramento e otimização de processos (Fonte: CBOK). Veja aqui uma lista de ferramentas BPMS open source

Como se inscrever para a certificação OCEB?

Você deve fazer o cadastro no site da VUE. Selecione a organização Object Management Group (OMG) e procure o centro acreditado mais próximo: existem centros em quase todos os estados brasileiros. A prova está disponível apenas em inglês e dispões de 90 questões . O candidato deve responder corretamente pelo menos 65% delas para ser aprovado. O exame é realizado online e o resultado sai no mesmo instante que o candidato conclui as questões.

Como estudar para a certificação OCEB?

A melhor maneira de estudar por conta própria é acessado este material oficial que cobre todos os requisitos do exame (em inglês). Veja aqui uma t radução do material acima (não oficial).

Em breve, pretendemos oferecer o curso oficial online em nossa loja virtual

Onde ler mais sobre BPM e BPMN?

Veja outros guias para certificações:

Comentários