Publicação

Material completo de banco de dados (com videoaulas)

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Videoaulas gratuitas de banco de dados / SQL e apostilas disponíveis para download

Conteúdo completo de banco de dados / SQL para ajudar nos seus estudos

Banco de dados
banco de dados


Este é mais um post especial dedicado a estudantes e profissionais da área de TI. Assim como fizemos para temas como redes de computadores , selecionamos em uma só publicação o que consideramos existir de melhor em conteúdo gratuito para Banco de Dados.

Para facilitar o acesso a este conteúdo, que conta tanto com apostilas quanto materiais, tomamos o cuidado de inseri-lo no menu de cursos gratuitos e também no de download de materiais.

Estamos muito contentes pelos retornos que temos recebido sobre os materiais e videoaulas divulgados aqui e esperamos que este conteúdo também ajude a quem deseja:
  • obter um primeiro contato com o tema de Banco de Dados / Linguagem SQL;
  • aprimorar seus conhecimentos;
  • reciclar-se;
  • estudar com foco em um concurso público na área de TI (se é esta sua finalidade e você está acessando o portal pela primeira vez, indicamos que consulte o nosso conteúdo de TI para concursos que aos poucos está se expandindo ).
A seguir, descrevemos os materiais e videoaulas escolhidos por alguns colegas e membros da equipe do Portal GSTI. Sugerimos que leia cada um deles antes de consultar: irá ajudar a selecionar o que mais atende a seu interesse / necessidade.

Bons estudos! E aproveite: é grátis!

1) 17 videoaulas divididas em Banco de Dados pela UNITINS

Conheça o ambiente virtual da UNITINS (Fundação Universidade do Tocantins ).

A Universidade, como algumas outras brasileiras, já está seguindo o exemplo de Universidades de todo o mundo que disponibilizam conteúdo gratuito na internet. Aqui no Portal, já foram divulgadas iniciativas como esta, a exemplo das 600 horas de videoaulas gratuitas pela fundação CECIERJ e diversos da FGV para temas como: Estratégia e Gestão e Qualidade em Serviços . No fim desta publicação, você pode conferir mais exemplos em nossa lista de sugestões de conteúdos a serem visitados.

A UNITINS possui um ambiente virtual disponível para livre acesso no youtube que é denominado AVAUNITINS (Ambiente Virtual de Aprendizado Unitins).

Em meio a seus diversos conteúdos, listamos as videoaulas abaixo sobre banco de dados.

Videoaulas de Banco de Dados - UNITINS
Aula 1 - Parte 1
Aula 1 - Parte 2
Aula 2 - Parte 1
Aula 2 - Parte 2
Aula 3 - Parte 1
Aula 3 - Parte 2
Aula 4 - Parte 1
Aula 4 - Parte 2
Aula 5 - Parte 1
Aula 5 - Parte 2
Aula 6 - Parte 1
Aula 6 - Parte 2
Aula 7 - Parte 1
Aula 7 - Parte 2


Outras aulas - UNITINS
Criando Integridade Referencial
Testes de Integridade
Instalação do MySQL

2) 29 Videoaulas de Bancos de Dados fundação CECIRJ

Estas são as videoaulas da disciplina de Banco de Dados do curso superior da CECIERJ. Caso deseje conhecer um pouco mais sobre esta fundação, visite o post que o portal GSTI preparou para divulgar todas as 600 horas de videoaulas gratuitas que ela disponibiliza .

Vid eoaulas Banco de dados ( material para download aqui )

3) 28 videoaulas de sobre Java e Banco de Dados

Existe um canal no Youtube chamado Programação Java para iniciantes (recomendamos uma visita). Em meio a excelentes videoaulas existe este conjunto específico de 28 delas sobre Java e Banco de Dados.

Consideramos estas aulas relevantes para quem domina o conteúdo teórico sobre o tema.

Java e Banco de Dados

4) Apostila de Banco de dados

O professor Ivon Rodrigues Canedo , da Universidade Católica de Goiás (UCG) disponibiliza este excelente material que já foi mencionado aqui no Portal GSTI .

Apostila de Banco de Dados

5) Outros materiais de banco de dados

Confira a lista de apostilas e materiais que podem ser úteis para seus estudos:
Atenção! As indicações param por aqui por enquanto. Entretanto, tem sido comum leitores e colaboradores indicarem ou desenvolverem novos materiais sobre temas para quais já construímos uma página de conteúdo. Portanto, você que é frequentador do Portal GSTI, volte sempre em publicações anteriores , pode ser que exista alguma novidade! Faremos o máximo para manter todos atualizados.

Confira nossas dicas e lista de links recomendados a seguir para complementar o conteúdo visto nesta publicação.

Dica :
  • Caso deseje um conteúdo sobre banco de dados mais direcionado para concursos públicos, indicamos estes cursos online de banco de dados para concursos (site provas de TI). Não esqueça de usar o nosso código especial de desconto "GSTI" para obter de 10% a 46% de desconto total (saiba mais aqui: cursos online para concursos de TI ) .
Veja outras videoaulas e materiais gratuitos que poderão te interessar:

1- Na área de sistemas de informação:
1- Na área de sistemas de infra estrutura e suporte técnico:

Comentários