Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Marcelo Gaspar

Cinco cenários de TI que podem causar estragos nas férias dos profissionais de TI

Cinco cenários de TI que podem causar estragos nas férias dos profissionais de TI

SolarWinds sugere as práticas recomendadas para profissionais de TI que gerenciam ambientes de TI remotamente


AUSTIN, Texas - 21 de Junho de 2013 - Esteja você de férias, trabalhando de casa ou em deslocamento, o trabalho dos profissionais de TI não pode parar. A SolarWinds (NYSE: SWI), líder no fornecimento de softwarespoderosos e acessíveisde gestão de TI , apresentou hoje cinco dos principais desafios de TI que um profissional da área pode encontrar ao trabalhar remotamente e oferece dicas práticas para a solução em tempo real.

1. Conta do Active Directory do usuário final bloqueada
Esse cenário ocorre todos os dias em organizações de todo o mundo e é fácil de gerenciar se você estiver no escritório ou pelo menos em casa, perto do computador.  No entanto, quando um profissional de TI está aproveitando as férias de verão ao sol em um lago ou na praia, pode ser uma tarefa difícil de resolver.  Com as ferramentas apropriadas de suporte remoto, o problema se torna fácil de solucionar, não importa onde ele esteja.

2. Necessidades dos usuários finais ajudam a utilizar aplicativos essenciais aos negócios

Todos os profissionais de TI recebem solicitações de treinamento disfarçadas de tickets de suporte.  Não é incomum para um administrador de sistemas ou um técnico do help desk passar uma boa parte do seu dia em atividades que seriam mais bem classificadas como treinamento, e não suporte.  Imagine um cenário em que a incapacidade do usuário final de executar uma tarefa simples em uma solução de CRM está atrasando as vendas.  Trata-se de algo fácil de gerenciar enquanto o profissional de TI está no escritório, mas, quando ele está de férias, pode significar treinamento por telefone, sem pistas visuais do que o usuário final está fazendo.

3. Servidor de e-mail fora do ar
Um servidor de e-mail fora do ar é uma situação grave que pode se mostrar muito complicada quando o profissional de TI está longe do computador. Ser alertado deste problema já é algo bastante difícil, já que muitos sistemas de alerta contam com sistemas de e-mail para encaminhar os alertas, mas solucionar o problema quando se está longe do computador é quase impossível sem poder contar com os sistemas certos.

4. Perda de arquivos ou pastas

Este é outro cenário comum que é fácil de resolver no escritório, mas pode ser complicado quando se está longe. Imagine que um dos altos executivos da organização não saiba onde está um arquivo importante antes da ligação de um analista. Com a ferramenta certa de administração remota, é uma situação que pode ser rapidamente resolvida e vai fazer com que o profissional de TI seja visto como um verdadeiro herói,mesmo quando este está relaxando em uma piscina.

5. Toda a equipe de TI está fora do escritório

Se por acaso toda a equipe de TI estar fora do escritório, deixe o software do setor de help desk ajudar na tarefa. Equilibre a carga de acordo com os conjuntos de habilidades de cada um quando os funcionários de TI estão de férias ou afastados em uma conferência, para garantir que a pessoa certa trabalhe nos tíquetes apropriados e com isso possa minimizar o tempo de inatividade, manter a satisfação do usuário final e evitar interrupções (desnecessárias) de férias. Ao escolher o software de help desk para uma organização, busque um que consiga estabelecer regras de encaminhamento para repassar os tíquetes para os recursos adequados, com base no tipo de trabalho esperado.

Práticas recomendadas para a gestão remota de TI

O terror de qualquer profissional de TI em férias é o alerta, o e-mail ou a ligação por telefone do escritório, dizendo que ocorreu uma emergência de TI. Um profissional de TI pode fazer a maior parte de seu suado trabalho de R&R considerando algumas das práticas recomendadas da gestão remota de TI:
· Ter uma base forte para monitorar continuamente e gerenciar a atividade o tempo todo, incluindo novos aplicativos, servidores e dispositivos de rede que podem ser adicionados enquanto a equipe de TI está fora.
· Atribuir e definir regras para o encaminhamento automatizado de tíquetes do help desk.
· Estabelecer um sistema de notificação e priorização, incluindo alertas por SMS, para receber mensagens diretamente em um dispositivo móvel.
· Investir em ferramentas de gestão de TI que fornecem acesso e um meio para gerenciar os sistemas remotamente a partir de um dispositivo móvel, incluindo compartilhamento da tela do usuário final, suporte de desktop remoto e solução de problemas.

COMPARTILHE

Marcelo Gaspar
Marcelo Gaspar3 Seguidores 58 Publicações
Seguir

Comentários