Publicação

Perfil das bancas de concurso

foto de
Leandro Rangel CONTEÚDO EM DESTAQUE

bancas de concursos
bancas de concursos


Qualquer um que pretenda virar Servidor Público precisa se submeter ao concurso. Atualmente, uma etapa de suma importância no planejamento dos estudos é o conhecimento da banca examinadora. Conhecer a fundo quem irá lhe examinar pode ser um fator diferencial para sua aprovação.
Cada banca possui uma série de particularidades, as quais descreverei brevemente nesse artigo. Selecionei o rol de bancas com base na tradição das mesmas e nos concursos realizados entre 2012 e 2013 que tiveram vagas para TI

CESPE : Fundação ligada a Universidade de Brasília, o Cespe tem como característica marcante a realização de provas estilo "Certo/Errado". A banca coloca um enunciado e cabe ao candidato julgar se ele está certo, errado, ou deixar a questão em branco. Normalmente cada acerto vale um ponto e cada erro vale menos um ponto, uma questão deixada em branco não afeta a pontuação. Em algumas provas uma questão errada vale menos meio ponto, portanto é sempre importante ler o edital do concurso, e não só "passar o olho". A Cespe utiliza essa característica para penalizar o chute, forcando o candidato a marcar apenas as questões que tiver certo grau de certeza.
Em média, as provas recentes da Cespe estão vindo com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, e uma questão discursiva, tendo que o candidato fazer o mínimo de 10 pontos na prova de conhecimentos básicos, 21 na prova de conhecimentos específicos e 36 na prova completa.
Uma outra característica da Cespe bem interessante é a de ajustar seu nível de dificuldade para a prova que está realizando. Conseguimos ver provas relativamente tranquilas, como a dos Correios 2011, SERPRO 2013 , e provas realmente difíceis como TCU 2010 e 2009 ( na prova do TCU 2009 apenas 12 candidatos conseguiram aprovar, sendo que existiam 18 vagas )
Em 2012/2013 a Cespe foi responsável por muitos concursos com vagas para TI, como Policia Federal 2013, ANP 2012, ANTT 2013, ANAC 2013 , CNJ 2012 , CPRM 2013, TCE/ES 2012, TCE/RO  2013, TJ/AL 2012 , TJ/RO 2012 , TRE/RJ 2012 , TRE/MS 2012 , TRT 8ª Região, TRT 10ª Região, INPI 2012, Ministério das comunicações 2013, Ministério da saúde 2013 , TELEBRAS 2013, UNIPAMPA 2013, BASA 2012
Cabe lembrar que o Banco Central oficializou, por meio de extrato de dispensa de licitação, publicado no Diário Oficial da União de 03/07 a escolha do Cespe para organizar o concurso para o total de 515 vagas. São 400 vagas de analista (nível superior em várias áreas), 100 de técnico (nível médio) e 15 de procurador (nível superior em direito).

ESAF : A Escola de Administração Fazendária – Esaf é órgão integrante da estrutura do Ministério da Fazenda, subordinada ao Ministro de Estado da Fazenda, dentre outras, uma das responsabilidades desse órgão é realizar concursos públicos. A banca tem tradição de fazer questões "ABCDE", e em muitos casos ela cobra um percentual mínimo de acertos por disciplina ( português, engenharia de software, etc ... ) e não por prova ( conhecimentos básicos e conhecimentos específicos), predominando questões de dificuldade média e alta.
Dois pontos da ESAF me agradam bastante, o primeiro é que ela estabelece no edital a quantidade de questões que ela irá cobrar por disciplina, dessa forma podemos planejar melhor os nossos estudos, a segunda é que, sempre que possível, ela justifica os recursos das questões citando a referência, dessa forma podemos também planejar melhor os estudos ( nesse caso, para a próxima prova ).
Ao se deparar com provas da ESAF é necessário também se preparar com muita atenção para a prova discursiva, pois ela em geral exige temas complexos, com o mínimo de 40 linhas, veja os temas de algumas provas de TI realizadas pela ESAF :
- CGU ( todos os cargos ) : "O orçamento público caracteriza-se por ser um instrumento de accountability nos seus desdobramentos vertical e horizontal? "
- STN Gestão de TI : " Faça uma dissertação sobre esse tema, abordando os seguintes aspectos: 1. Modelagem de Processos de Negócio. 2. Caracterização das categorias que compõem a Análise de Negócio. 3. Requisitos funcionais e não funcionais. "
- STN Infraestrutura : " No contexto geral dos órgãos da Administração Pública Federal (APF), disserte sobre o conteúdo de uma POSIC, enfocando,  necessariamente, os seguintes aspectos: a) As referências legais e normativas que devem obrigatoriamente ser incluídas. b) Os princípios básicos que devem reger a segurança da informação e comunicações. c) As diretrizes gerais de gestão de risco. d) As diretrizes gerais de uso de e-mail. "
- DNIT : " Cabe ao Analista Administrativo do DNIT um conjunto de atividades administrativas e de logística em seu desempenho profissional. Para tanto é imprescindível um efetivo apoio da Tecnologia da Informação. Fundamente essa assertiva, abordando os seguintes tópicos: a) Argumentação de nível geral. b) Justificativa da utilidade da Gerência de Projetos, incluindo exemplo. c) Justificativa da utilidade da Administração de Bancos de Dados, incluindo exemplo. d) Indicação de Mecanismos de Segurança da Informação. "

FCC : A Fundação Carlos Chagas - FCC apresenta um estilo de prova bem legalista, muitas vezes ela retira um trecho da fonte ( lei, livro ... )  e coloca na prova, as vezes mudando uma ou outra palavra para deixar o item errado. Por um lado isso é bem positivo pois a banca não inventa conteúdo, por outro é negativo pois exige que o candidato não só entenda o assunto mas leia todo o conteúdo para verificar se o que a banca expôs esta certo ou errado.
Tradicionalmente a FCC também utiliza questões "ABCDE", e muito comum vermos provas do judiciário sendo feitas pela FCC.
Em 2012/2013 a FCC foi responsável por muitos concursos com vagas para TI, como SEFAZ-SP 2013, DPE-SP 2013, TRT 9ª Região 2013, DPE-RS 2013, TST 2012, TCE-AM 2012, MPE-AP 2012, TRT 6ª região 2012, MPE-PE 2012, TRE-SP 2012, TJ-RJ 2012, TRF 2ª região 2012, TRE-CE 2012, TCE-AP 2012, TJ-PE 2012, TRT 11 região 2012

Cesgranrio : A Cesgranrio organiza concursos estaduais e federais, tendo tradicionalmente realizado os últimos concursos da Petrobrás.  Ela possui um estilo semelhante ao da FCC, com questões "ABCDE" porém menos legalista e mais técnica, alguns dizem que é a melhor banca para se selecionar profissionais de TI. Outra característica marcante da banca é distribuição da prova discursiva em várias perguntas abertas, e não somente uma redação, dessa forma, se o candidato não souber um ou outro tópico cobrado não será totalmente prejudicado pois poderá acertar as outras questões discursivas, diferentemente de uma redação que apresenta um só tema, onde o candidato está em sérios problemas se não tiver estudado tal tema. As provas da Cesgranrio possuem nível de dificuldade intermediário e exigem do candidato capacidade de visualização e interpretação.
Em 2012/2013 a Cesgranrio foi responsável por alguns concursos com vagas para TI, como BNDES 2013, Petrobrás 2012, Liquigas 2012, Transpetro 2012 e Casa da Moeda 2012.

Leandro Rangel
Servidor Público e Coach para concursos
coach@leandrorangel.com.br

Comentários