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Fernando Palma

08 Dicas para manter o foco no trabalho


Descubra como melhorar a atenção e a produtividade no trabalho com 08 super dicas


Stress, pressão, falta de atividade física, má alimentação e desmotivação são


Foco no trabalho

apenas alguns dos fatores causadores de redução do rendimento profissional.

Muitas vezes, estamos envolvidos em uma rotina cansativa e pouco produtiva justamente por estar passando por um período de falta de concentração. Se isso está acontecendo com você, não se desespere, mas tenha cuidado para que este período não se prolongue demais e impacte em sua carreira profissional .

Pensando nisso, selecionamos a seguir algumas dicas especiais para quem está passando por um momento sensível e precisa de algumas técnicas para dar uma "forcinha" na hora de manter o foco no trabalho.

Dica 01: encontre o vilão da história

Todo mundo tem uma causa determinante quando o assunto é distração. Pode ser um hábito adquirido recentemente em utilizar uma rede social, insônia, stress, má alimentação, ansiedade, e em algumas vezes, mais de um destes elementos juntos.

A primeira medida que se deve tomar é descobrir a causa da falta de foco e assim poder trabalhar com eficiência para combater esta fraqueza.

Perceba quanto este primeiro ponto é relevante: dedique o tempo que for preciso para analisar a(s) principal(ais) causa(s) da perda do foco.

Dica 02: um leão a cada dia

Um dos grandes erros que você pode cometer é pensar que bom profissional deve ser multitarefa o tempo todo. Conheça bem as prioridades e tenha elas em mente a cada dia.

Trace um objetivo no início de cada manhã  dia e foque nele até o final do expediente.

Dica 03: você sabia?

Algumas substâncias podem ajudar na concentração, como o café, mas se você não gosta ou deve evitar esta bebida, opte por chá: muitos deles, como o chá preto, têm quase a mesma quantidade de cafeína que o café e se pode tomar em maiores quantidades sem prejudicar a saúde.

Dica 04: acabe com a poluição visual

Segundo pesquisas, um ambiente desorganizado é um dos maiores fatores associados à falta de concentração. Portanto, mantenha a sua mesa limpa!

Aproveite e invista em bastante iluminação: ajudará a manter sua concentração.

Dica 05: dê intervalos

Fuja da rotina com excesso de trabalho, mesmo quando você está "naquele projeto importante". Acredite: projetos importantes irão ser comum durante toda sua carreira profissional, você vai ter que aprender a lidar com eles sem precisar prejudicar sua saúde.

Quem ultrapassa a carga horária diária de trabalho com frequência acaba perdendo em produtividade. Experimente fazer intervalos a cada duas horas e e evite horas extras.

Dica 06: metas

Defina metas precisas para cada dia, para semana e para o mês. Garanta que metas estão de acordo com as expectativas das partes envolvidas: superior imediato, cliente , outros colegas de trabalho, etc.

Tome nota das informações sobre o cumprimento / não cumprimento destas metas. Siga a risca as duas dicas a seguir :
  • Meta não atingida? Tente estudar a causa do insucesso (veja dica 01)
  • Meta atingida? Ótimo, continue o trabalho!
  • Meta atingida com antecedência? Use o tempo restante para se dar uma folga: você merece!

Dica 07: não postergue as tarefas difíceis

Começar o dia com uma tarefa mais difícil e termina-la imediatamente pode te deixar bem mais animado para seguir com o restante do dia, pois irá avaliar "aquele peso nas suas costas" e assim as demais tarefas serão bem mais fáceis e agradáveis de se fazer.

Ordene suas atividades conforme a prioridade em vez de começar com as tarefas mais agradáveis .

Mantenha esta disciplina.

Dica 08: versão rascunho

Uma boa técnica para realizar tarefas com agilidade é investir em uma versão piloto produzida rapidamente.

Tem algo a fazer? Tente produzir um esboço em 15 minutos.

Não importa o esforço necessário para realizar toda a tarefa, você pode fazer uma primeira versão apenas neste tempo. Até um projeto de 05 anos pode ser subdividido em itens que deem uma visão do todo.

Concluído o rascunho, cuide da qualidade e dos detalhes de item a item.

Para uma atividade que irá durar mais de dois dias, uma ótima maneira de usar esta ultima dica é elaborando uma Estrutura Analítica do Projeto (clique no link para assistir uma vídeo aula).

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Fernando Palma
Fernando Palma202 Seguidores 574 Publicações Consultor de TI, CEO
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Sou fundador e CEO do Portal GSTI, Consultor, professor e instrutor em Governança de TI e Gestão TI. Graduado em SI, mestrando em administração, Certificado ITIL Expert, ITIL Manager, COBIT, OCEB, ISO 20k, e ISO 27k.

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