Publicação

O que é Keyword Stuffing? - Excesso de palavras chave

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Muitos blogueiros novatos não sabem o que é Keyword Stuffing e o que isso pode causar em termos de prejuízo para com seu blog. Muitos blogueiros por não terem conhecimento em SEO cometem tal prática, e isso pode ser evitado com algumas orientações.

É simplesmente o excesso de palavras chave dentro de um artigo! Nesse caso a mesma palavra sendo repetida várias vezes no texto. Isso pode gerar muitas punições por parte do Google e dos outros buscadores, devemos tomar muito cuidado na elaboração de nossos artigos.

E sempre que pensamos em marketing e SEO lembramos de keywords e como devemos usá-las na preparação de nossos artigos, sabendo que todo artigo deve ter uma utilidade!

A ideia central de um artigo é passar informações de qualidade para os leitores, e muitas coisas podem atrapalhar essas informações, exemplo o excesso de palavras repetidas. E sem falar na probabilidade de ser rebaixado drasticamente nas buscas, e eu falo por experiência própria.

Muitas vezes eu estava elaborando artigos e não percebia  esse monte de palavras iguais, e ao publicar o artigo notava que ele estava muito distante da primeira página do Google, então, o que eu fazia?

Primeiramente eu olhava meu artigo e tentava achar o erro na otimização, e logo percebia o que cometi um grande erro: Keyword Stuffing! Para resolver isto é muito simples, basta retirar algumas das palavras repetidas e ver os resultados nas buscas, pode não aparecer de imediato, tenha paciência! :D

Isso faz somente quem prática black hat?

Claro que não tem pessoas fazendo sem ter noção e achando que o Google hoje ainda deseja muitas palavras repetidas no artigo vivendo de informações do passado.

Como evitar isso?

Agora que já sabemos o que é Keyword Stuffing é a hora de aprender a evitar isso! Como já aprendemos o excesso de palavras chave pode prejudicar o trabalho de otimização de um blogueiro, Webdesigner ou profissional de SEO. Sabendo disso, devemos tomar conhecimento sobre como evitar isso! Certo?

E a melhor maneira de evitar a repetição de palavras nos artigos é:  Usar variações ou sinônimos desta mesma palavra!

Exemplos:

Otimizar, otimizando, otimização,
Trabalhar em casa, trabalho em casa, renda extra, trabalhar pela internet,
Divulgação, divulgar, divulgando,

A lógica disso tudo é usar termos semelhantes ou sinônimos para não encher o artigo de palavras repetidas, escreva com sabedoria ou será penalizado!

Eu tenho no meu blog artigos que me enviam muitas visitas por dia devido a boa otimização e distribuição de palavras no título do artigo, nas tags H1,H2 e H3, e principalmente no corpo do post. É uma dica!

Cuidado com os comentários!

Também devemos tomar cuidado com os comentários que recebemos, pois eles podem prejudicar o nosso blog nos buscadores! Se porventura já escrevemos um artigo bem otimizado para algumas Keywords e logo em seguida recebemos um comentário que repete muitas vezes a mesma palavra chave do artigo, podemos ser penalizados.

Se algum comentário repetir  uma ou duas vezes, não tem problema! O problema são os comentários com esse excesso, pois os buscadores podem interpretar como tentativa errada de rankear tal artigo, tome cuidado! Se for necessário é melhor excluir esse comentário para que não haja penalizações por parte do "Tio Google" Hehe!

Agora já sabemos o que é Keyword Stuffing! Espero que tenham gostado da dica, qualquer coisa deixe um comentário!

Fiz esse artigo para complementar o artigo Lista com as principais técnicas de Black Hat

Comentários