Publicação

Quer criar um blog de sucesso? Siga estes 5 Passos

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Criar um blog de sucesso envolve muito mais do que amar o que faz, é preciso que invista, estude e trabalhe muito, serão longas horas por dia e 7 dias por semana.

Quando eu descobri que poderia criar um blog em 2008 eu desejava conseguir o sucesso, fama e muito dinheiro e foi através do tempo que vi que apenas desejar isso não garante nada e ainda descobri que o sucesso não acontece por acaso, ele é planejado.

Se você deseja alcançar a fama, ganhar dinheiro e viver exclusivamente do seu blog será necessário conhecer 5 itens básicos que todo blog de sucesso possui.

Passo 1 – Invista em um nicho certo

O primeiro passo para você conseguir criar um blog de sucesso é investir no nicho certo.

    Nicho nada mais é do que parte de um mercado maior, por exemplo:

    Blogs > Dica para blogueiros iniciantes
    Maquiagem > Maquiagem para adolescentes > Maquiagem Facial
    Mulher > Emagrecimento > Dietas > Dietas Naturais

Antes mesmo de você criar o seu blog é preciso escolher um nicho que você pode atuar e se destacar.

Comece o seu blog respondendo isso:

– Qual nicho de mercado você quer atuar?
– Quais são os seus concorrentes?
– O que diferencia você de todos os outros blogueiros?
– Você realmente gosta do nicho que vai atuar?

Após você ter respondido todas essas perguntas, continue seguindo os próximos passos.

Passo 2 – Utilize o WordPress

Se você deseja criar um blog de sucesso, será preciso utilizar o WordPress e possuir um domínio e uma hospedagem profissional.

Em todos os blogs que eu crio, a primeira coisa que faço é instalar o WordPress em uma hospedagem e depois disso é escolher um tema profissional para o blog.

Se você deseja começar com o pé direito utilizando o WordPress, siga os passos abaixo:

Baixe o WordPress: O WordPress pode ser baixado gratuitamente pelo site oficial

Compre um domínio: Após já ter baixado o WP, compre um domínio, recomendo que compre um domínio pequeno, fácil de ser lembrado.

Contrate uma hospedagem: Para instalar o WordPress será necessário possuir uma hospedagem de blog profissional.

Escolha um bom tema: Com tudo instalado, é hora de encontrar um bom tema para o seu blog.

Após você ter feito isso as chances de você conseguir fazer sucesso com o seu blog é até 90% maior do que os demais iniciantes.

Se você ainda deseja ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre o WordPress, recomendo que assista a este vídeo grátis.

Passo 3 – Crie Conteúdo de Qualidade

Criar um conteúdo de qualidade para o seu blog é passo fundamental do sucesso, se o conteúdo do seu blog é ruim as chances de você não conseguir fazer sucesso é enorme.

Um conteúdo de qualidade começa no planejamento e termina na publicação.

Se você deseja criar um conteúdo de qualidade, siga essas 3 simples dicas:

Planeje: Antes mesmo de criar o seu artigo, planeje o que vai conter ele, veja o que realmente vai falar, crie uma lista com tópicos que seu artigo vai fazer e somente depois siga o passo dois.

Procure Fontes: Com tudo planejado, busque fontes para o seu artigo, veja outros blogs que já publicaram o que você está planejando e veja o que eles já falaram e busque encontrar os erros dele para criar um conteúdo melhor que os seus concorrentes.

Crie o Conteúdo: Com tudo pronto, comece a criar o seu conteúdo, neste item recomendo que você comece a criar o seu artigo e vá até a metade, depois pare, descanse um pouco e aí só depois termine tudo. Após já ter criado tudo, adicione as imagens, revise umas 2 ou 3 todo o seu artigo e então publique ele.

Passo 4 – Invista em Programas de Afiliados

Se você deseja ganhar dinheiro com o seu blog, será preciso investir em programas de afiliados.

Um programa de afiliado nada mais é do que uma parceria que você possui com alguma empresa e que remunera você por determinada função, na minha opinião os melhores do momento são:

Google Adsense: O maior motor de busca do mundo possui um programa de afiliados que paga os donos de blog a cada clique em seus banners.

Egrana: Na minha opinião é um dos melhores que existe, eu utilizo em alguns blogs que possuo e consigo ganhar uma boa renda todos os meses. Diferente do Google, este não paga por cliques em banners, mas sim por visualização deles, ou seja, você pode lucrar muito mais com ele.

Spider.AD: Outro programa de afiliado que utilizo frequentemente é o Spider.ad que oferece pagamentos por cliques em banners. Outra vantagem dessa plataforma é que você pode utilizar junto com os demais programas de afiliados.

Passo 5 – Estude sobre Tráfego

De nada adianta você saber todos os itens acima, se não possui acessos. Para conseguir aumentar os seus acessos você poderá utilizar técnicas como:

SEO: A melhor maneira para conseguir acessos em seu blog é investindo em SEO, que seria uma otimização para os motores de busca, ou seja, você deixa os seus artigos no topo do Google e com isso consegue acessos.

Redes Sociais: Invista em aprender técnicas para conseguir aumentar o seu compartilhamento social e conseguir acessos do Facebook, Twitter e outras redes sociais.

Resumo

1 ) Invista em um nicho certo
2 ) Utilize o WordPress
3 ) Crie um conteúdo de qualidade
4 ) Invista em programas de afiliados
5 ) Aprenda sobre Tráfego

Comentários