Publicação

Backlinks: como saber se eles tem valor no SEO

foto de
Joel Souza

3 passos simples para saber se os backlinks que você criou tem valor ou não na sua estratégia de SEO.
Essas informações podem salvar muito tempo na sua construção de link building, isso porque você não vai perder tempo com links sem qualidade.

Quando um backlink é criado precisamos ter em mãos algumas informações sobre a página em que esse link será criado, bem como: se a página está indexada pelo Google, qual tipo de tag Rel essa página usa nos seus artigos como nofollow ou dofollow, se os links estão de fato dentro da tag <a href> e são clicáveis..

Sem dúvida com essas 3 informações você já consegue saber se o backlink que você criou tem peso na sua estratégia de link building.




Backlinks: o que são e para que serve?

Em síntese, backlink nada mais é do que um link apontado para outro site, e ele serve para trazer tráfego e melhorar o posicionamento de um site no rank das pesquisas no Google, Bing e outros buscadores.


Como saber se um backlink tem valor ou peso para nossa otimização?

As informações a seguir mostram como você pode saber se os backlinks que você vai criar terá peso na sua otimização off-page.

Pratique essas dicas simples na sua estratégia e como resultado não perca mais tempo quando o assunto for criar backlinks de qualidade para o seu site.

Muitas pessoas acham que criar backlink é simplesmente pegar o link do site delas e adicionar em outros sites, e acabam não tendo o conhecimento de que cada página tem uma estrutura diferente.

Entretanto, quando você cria links em outros sites e estes sites usam javascript para gerenciar os links externos dentro da página, esses backlinks tendem não ser gerados da forma correta, geralmente se transformam em redirects e ficam com tags ofuscadas.




Não crie backlinks sem valor eles não serve para nada

Backlink sem valor é um link que está fora das conformidades do html, que usa tags de cancelamentos como: rel=nofollow, rel=noreferrer, e que não acrescenta peso na estratégia de SEO.

Backlinks fora das conformidades do html?

São links que não estão dentro do corpo da página, dentro do html de forma limpa, e basicamente não são links clicáveis, logo não tem valor, pois o Google não os enxergam.

Em contrapartida, veja que na imagem acima os backlinks estão em conformidade no html.
São links que estão dentro da tag html <a href> e que são clicáveis. Este é um tipo de site que você deve obter para criar backlink para o seu site.


Mas todos os links criados não estão dentro da página?

De fato todos os links estão dentro da página, porém quando me refiro a não aparecer dentro de uma página eu quero me referir aqueles backlinks criados em páginas de comentários, perfis de forum e outras páginas que usam javascript para gerenciar os links externos.

Você certamente já criou links em algum tipo dessas páginas não é mesmo?

A fim de evitar excesso de links externos, alguns sites usam plugins jquery ou javascript em seus formulários de comentários, e muitos desses formulários, não geram conteúdo html, e sim um conteúdo codificado para impedir que a página fique muito extensa com muitos cometários. E é ai que entra a questão de você criar um link sem valor.

Você perde um tempão procurando um site para comentar e conseguir um backlink, mas esquece de verificar o código fonte da página a qual você criou seu respectivo link, mas voa lá, no final das contas esse backlink não vai lhe ajudar em nada, porque o Google não vai enxergar esses links.

O mesmo problema acontece em diversas outras páginas que usam javascript para gerenciar o conteúdo dentro da mesma.

Muitos sites usam redirects para os links externos, isso para amenizar a quantidade de links externos que este site possa ter. E quando você cria um backlink neste tipo de site e você simplesmente não verifica o código fonte do site para saber como é a estrutura html deste site, você simplesmente está perdendo tempo e criando um link sem valor.




A falsa esperança dos backlinks nofollow e noreferrer

Outro ponto a se atentar são os backlinks criados com a tag nofollow e noreferrer.

Muitos usuários que se dizem experts dizem que os backlinks nofollow também serve para otimização. Indiretamente sim!

Os links nofollow ajudam a passar tráfego para o nosso site. Partindo desse princípio essa tag ajuda na otimização do CRT do site. E como sabemos o CRT é muito importante para definir o posicionamento de um site nas buscas.

Mas veja, se esses backlinks não receberem cliques, eles são como links mortos, zumbis, que não servem nada...
Eu falei um pouco sobre essas tags em um outro post: por que você não deve comprar backlinks no Fiverr e no Seoclerk. Leia vale apena.
Resumindo, se for para criar backlinks, que seja com a tag dofollow, esporadicamente você pode criar alguns links nofollow, apenas para não dar na pinta de que você está tentando manipular os resultados ;)


Conclusões

Em resumo, se você não quer perder tempo criando backlinks sem valor, evite sites que usam javascript para redirecionar links externos como o próprio Tumblr por exemplo; evite sites que não usam a tag <a href> de forma clicável, em muitos sites o link que você cria aparece apenas como texto; evite sites que usam a Rel=nofollow; e principalmente evite sites que não estejam indexados no Google.

Eu poderia falar muito mais sobre esse assunto, mas presumo que essas dicas já vale apena para você não perder tempo com qualquer site por ai.

Leia mais sobre SEO em https://www.kutelinks.com/blog

Até o próximo artigo :D

Comentários