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Três dicas de como otimizar sua landing page

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Mayk Souza CONTEÚDO EM DESTAQUE


Você escolhe um produto ou serviço, identificar o público-alvo alvo da sua ação e coloca uma campanha de tráfego no ar, mas os usuários não convertem. Essa situação é muito comum e fácil de ser resolvida, basta coletar dados e aplicar testes.

Muitos criadores de conteúdo e diretores de marketing criam suas páginas sob uma ótica própria, esquecendo que na maioria dos casos eles não fazem parte das personas do negócio.

Pior ainda, esquecem de estudar os exemplos seguidos pela concorrência ao trabalhar para otimizar sua landing page.

Isso serve também para o time de criação que não abre o olhar para soluções novas e, ao meio tempo, esquecem de seguir as boas práticas de usabilidade.

Esses erros podem ser cometidos pela falta de gestão de tempo e compreensão do resultado que se espera com aquela página. No fim, o resultado é tempo foi perdido e uma equipe estressada.

Essa realidade é muito comum em agências pequenas e grandes, mas você pode mudá-la desde já.

Abaixo vou explicar três dicas que usamos em nossos projetos para otimizar uma landing page, melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, obter o resultado esperado. Vamos lá!

Estabeleça objetivos e monitore os resultados

Um projeto de landing page pode ser feito 100% por um único profissional ou envolver redator, design e programador, tudo vai depender do sistema e estrutura oferecidos em sua empresa.

Independente da sua concepção, é necessário estabelecer metas com essa criação.

Por exemplo, se você tem hoje uma página básica que converte 1,3% dos usuários, essa nova criação tem por obrigação aumentar significativamente esse percentual de conversão.

É necessário coletar os dados no seu sistema de cadastro de clientes e performance da página antiga e confrontá-los com a nova criação.

Ao fazer essa checagem posterior, você vai poder monitorar se o seu público compreendeu a comunicação, se os call to actions estão funcionando, se a identidade visual guia o usuário em sua jornada.

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Use o Google TAG Manager e ative os eventos

As configurações padrões do Google Analytics permitem acompanhar a navegação do usuário em seu site, mas não a interação direta dele com o seu conteúdo.

Por isso, ative eventos de clique, tempo na página e scrolls de página. Esses dados vão te ajudar a compreender se os textos dos botões são efetivos, se o cliente permanece tempo suficiente para ler o seu conteúdo e também em que momento ele abandona a sua página.

Esses dados vão te ajudar a mudar a cor e o texto de um botão, o posicionamento de um link e até a ajustar a oferta presente na página.

Instale uma solução de heatmap

Existem várias ferramentas que gravam a experiência do usuário na sua página,as mais famosas são Crazyegg e Hotjar. Inclusive, os planos free delas já são suficientes para você implementar essa estratégia em sua empresa.

A ativação delas pode ser feita por plugin, direto no código do site ou pelo Google TAG Manager (GTM).

Esse tipo de sistema, na versão free,vai permitir gravar um percentual do tráfego que chega a sua página, os links que eles colocam, compondo um mapa de calor (interesse do usuário). Ele grava também os scrolls feitos pelo leitor e, em alguns casos, geram vídeos dessa navegação.

Acredite, em uma consultoria em uma editora, eles tinham uma imagem estática ao lado do carrinho de assinaturas que tinha função apenas estética. Porém, os clientes achavam que a área era clicável.

Ao tentar clicar na arte e não ter nenhuma reação, eles abandonavam a página frustrados e não concluíram as assinaturas.

Mudamos a imagem em questão e colocamos uma mensagem e uma seta no lugar e as conversões aumentaram.

Isso só foi possível ao analisar o desempenho da página no ponto de vista do usuário.

É este o desafio que eu proponho a você. Ao invés de criar dez landing page sem saber qual modelo e gatilhos mentais que funcionam, faça uma, monitore, ajuste e então leve o aprendizado para a sua próxima criação.

Adote o modelo de decisão baseada em dados para otimizar sua landing page e anule os achismos da sua operação!

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