Publicação

Vender na Shop vale a pena? Veja as vantagens e desvantagens

foto de
Adriano Luz

Com a escalada de popularidade do site de vendas, muitos buscam saber se vender na Shopee vale a pena no final das contas. Afinal, não é possível ignorar a preferência dos consumidores por comprar na Shopee e se isentar do pagamento de frete.

Apesar disso, a dúvida que fica para os comerciantes é se os benefícios dados ao consumidor pelo aplicativo são de fato um incentivo justo para alavancar as vendas por meio dele ou se por trás apenas se trata de um peso para o vendedor.

Pensando nisso, trouxemos um compilado de informações sobre as vendas na Shopee neste artigo em busca de desmistificar o processo de comércio pelo aplicativo, com pontuações sobre suas vantagens e também sobre as desvantagens que pode acarretar.

Como vender na Shopee?

A Shopee é uma plataforma de comércio virtual que conecta os consumidores aos produtos de vendedores nacionais e internacionais, oferecendo a eles cupons de desconto que tornam os preços muito mais acessíveis do que em outras plataformas.

Com isto em vista, vamos agora à parte prática que interessa aos que desejam vender na Shopee.

Para se tornar um vendedor na plataforma, é preciso se cadastrar numa conta de vendedor. O processo é simples:

Basta baixar o aplicativo em seu celular ou acessar o site da Shopee e clicar na opção Cadastrar.

O site então irá solicitar seu número de telefone e email para iniciar o cadastro e, depois da verificação de ambos, recarregará a página.

Feito isso, você deve entrar na Central do Vendedor e concluir o seu login utilizando o nome de usuário criado por você no ato do cadastro inicial.

Depois, preencha os campos solicitados com seus dados de pessoa física ou jurídica, bem como as informações pedidas acerca do seu comércio.

E está quase lá! Basta configurar o seu perfil de vendedor com informações como nome e descrição dos produtos que serão expostos na loja, além de imagens e vídeos e então começar a fazer os anúncios.

Para anunciar os produtos, vá em Meus Produtos e clique em Adicionar Novo Produto.

Vantagens de vender na Shopee

O primeiro ponto positivo de ser um vendedor na Shopee é a característica pela qual a ganhou fama, isto é, os cupons de frete grátis, os quais atraem muitos consumidores para a plataforma.

Em segundo lugar, vem justamente a questão da popularidade do aplicativo que investe bastantes recursos em publicidade, algo que alavanca o acesso de usuários.

A facilidade do cadastro de vendedor no CPF também é uma vantagem, uma vez que nem sempre os empreendedores possuem um CNPJ para se cadastrar em outros sites de vendas.

Também é bastante vantajosa a taxa de comissão que é destinada ao aplicativo: 12% do valor, mais baixa do que o comum.

Por fim, é muito importante para o vendedor o acompanhamento do pós-venda, o que a Shopee traz por intermédio da central do vendedor.

Nesse sentido, a Shopee possui ainda outro diferencial: é a inclusão de um gerente de contas para fornecer o suporte ao vendedor quando necessário.

Desvantagens de vender na Shopee

Para avaliar se vender na Shopee vale a pena também é preciso se atentar às desvantagens que a plataforma apresenta.

A primeira delas advém inclusive de uma de suas vantagens, aquela da facilidade do cadastro.

A praticidade oferecida no cadastro acaba criando uma concorrência interna, já que ao mesmo tempo que permite a entrada da sua loja sem entraves, também permite muitas outras.

Outro aspecto a ser considerado pelo vendedor na hora de avaliar se deve ou não se cadastrar na plataforma é crucial pois diz respeito ao pagamento. Trata-se do seguinte:

Como uma medida de garantia fornecida ao consumidor, a Shopee mantém bloqueado o valor pago pelo produto até que o cliente confirme a entrega dele.

Ou seja, o vendedor só recebe o dinheiro quando o cliente demonstra no aplicativo a chegada da compra no destino. E caso ele não o faça, o valor continua retido.

Vender na Shopee vale a pena para quem está começando?

Dadas as vantagens e desvantagens da plataforma, pode-se considerar que vender na Shopee vale a pena em muitos aspectos para iniciantes, não só pelo cadastro facilitado, como pelo suporte oferecido aos vendedores.

Como funciona o suporte da Central do vendedor Shopee?

O suporte da central do vendedor Shopee consiste em uma gama de ferramentas oferecidas ao consumidor, as quais visam auxiliar a gestão da sua loja online, alavancando a visibilidade e, consequentemente, as vendas.

Este suporte está disponível a todos os vendedores cadastrados na Shopee. Basta acessá-lo pelo site da plataforma ou mesmo pelo aplicativo Shopee fazendo login no seu cadastro como vendedor

Atenção! o suporte é um benefício exclusivo dos cadastros de vendedor, os compradores, portanto, não possuem esta página em seu perfil.


Comentários