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Marketing para loja de roupa: 10 estratégias que funcionam

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Adriano Luz

Atrair clientes e aumentar as vendas são objetivos comuns nas estratégias de marketing para loja de roupa. No entanto, para atingir essas metas, é necessário elaborar um bom planejamento e ser persistente na busca por resultados.

Neste artigo, vamos apresentar informações importantes sobre o mercado de vestuário no Brasil. Na sequência, você terá acesso a uma lista de estratégias de marketing que prometem alavancar o seu negócio em questão de meses. Acompanhe!

O segmento de vestuário no Brasil

De acordo com dados do IEMI (Instituto de Estudos de Marketing Industrial), o mercado de vestuário brasileiro é o quinto maior do mundo, com uma média de 6,6 bilhões de peças vendidas por ano.

O segmento de vestuário se destaca como um dos mais prósperos do mercado. A área tem um perfil de estabelecimentos bem diversificado, composto por pequenas lojinhas, lojas estruturas e sacoleiras. O terceiro grupo reúne empreendedores que compram pequenas quantidades de produtos baratos para revender.

Os empreendedores do ramo da moda vendem diversos tipos de produtos, especialmente itens de moda feminina, moda fast fashion, roupas de bebês e infanto juvenil e moda masculina. Nichos mais específicos, como moda plus size, moda evangélica e moda fitness, também estão em alta no mercado.

Em geral, a loja física ainda se destaca como principal canal de vendas, mas o comércio também tem prosperado em lojas virtuais próprias, marketplaces e redes sociais.

Independente do formato do seu negócio, uma coisa é certa: você precisa dominar táticas de marketing para conquistar novos clientes e fidelizar as pessoas que já compram na sua loja de roupas.

Melhores estratégias de marketing para loja de roupa

1 - Conheça as preferências do seu público-alvo

Não dá para fazer uma loja de roupas crescer sem antes conhecer o perfil dos consumidores. Portanto, o primeiro passo é identificar as informações do seu público-alvo.

A definição de público tem a ver com o tipo de produto vendido. Essa segmentação considera gênero, faixa etária, classe social e hábitos de consumo.

Geralmente a definição do público-alvo é possível após a criação de uma persona, ou seja, um personagem fictício que reúne as características do cliente ideal.

2 - Atue nas redes sociais

O marketing digital está em alta, portanto, ele deve ser um dos principais pontos do seu planejamento, por mais que você trabalhe com vendas no balcão. O primeiro passo é criar um perfil do seu negócio nas principais mídias sociais, ou seja, Facebook, Instagram e WhatsApp.

As redes sociais são úteis para divulgar as novidades de cada estação e fornecer um espaço para atendimento aos clientes. Portanto, tire fotos de boa qualidade dos produtos e crie publicações capazes de engajar a sua audiência.

3 - Crie campanhas pagas nas redes sociais

No início do negócio, é difícil alcançar um grande número de pessoas naturalmente nas redes sociais. Por este motivo é recomendado realizar campanhas pagas no Facebook, Google Ads e Instagram.

Você deve criar os anúncios e verificar os relatórios para assim descobrir a estratégia que mais gera conversões.

4 - Ofereça cupons de descontos

Os consumidores amam a ideia de pagar mais barato pelos produtos, por isso vale a pena distribuir cupons de descontos aos clientes.

Sempre que uma pessoa comprar na sua loja, ofereça um cupom de desconto. Você também pode encaminhar os cupons por e-mail e WhatsApp para conquistar novos clientes.

5 - Agrade os clientes com brindes

O setor de vestuário é muito concorrido, por isso vale a pena pensar em algum diferencial para o seu negócio. Uma sugestão é colocar, dentro de cada pacote, um brinde para agradar o cliente e que tenha a ver com a sua loja.

Uma loja de roupas femininas, por exemplo, pode agradar as consumidoras com scrunchies de cetim, que complementam o look com muito estilo.

6 - Converse com seus clientes

O que os seus clientes mais gostam de comprar? Onde as vendas acontecem com mais frequência? Quais produtos eles procuram que você ainda não tem no seu estoque? - Por meio de uma conversa com os clientes, é possível encontrar respostas para estas e outras perguntas. Portanto, conheça, entenda e observe as pessoas que compram na sua loja de roupas.

7 - Invista nas vendas por e-commerce

A venda de roupas pela internet é uma realidade que veio para ficar. Sendo assim, além de atuar nas redes sociais, você também deve contar com uma plataforma própria de vendas, ou seja, uma loja virtual.

Na loja virtual, você pode trabalhar a identidade visual da sua marca e criar uma página para cada produto disponível. Além disso, vale a pena colocar em prática estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam a levar tráfego orgânico para o seu negócio e reduz os gastos com links patrocinados.

8 - Capriche na vitrine da loja

A vitrine é o cartão de visitas de uma loja física, portanto, ela deve ser organizada com cuidado para despertar o interesse do consumidor. O ideal é fazer uma mudança na vitrine todo dia, afinal, os clientes são atraídos pelas novidades.

9 - Aproveite as datas comemorativas

Em épocas sazonais, como Dia das Mães, Black Friday e Natal, as pessoas estão mais dispostas a comprar roupas, por isso vale a pena redobrar os esforços do marketing para aumentar as conversões.

10 - Integre canais off-line e on-line

Por fim, desenvolva a capacidade de integrar os canais on-line e off-line para aumentar as vendas da sua loja de roupas. Deste modo, tenha um estabelecimento físico, mas não se esqueça de usar as redes sociais para divulgar os produtos. Lembre-se que o mundo virtual já se transformou em uma extensão do mundo real.


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