IMPORTANTE! A comunidade de Desenvolvimento tem como objetivo reunir as publicações sobre os assuntos que tem a ver com desenvolvimento, mas que ainda não possuem uma comunidade especifica sobre determinado assunto.

O que é Desenvolvimento de Sistemas?


O desenvolvimento de sistema corresponde ao ato de transformar a necessidade de um indivíduo ou empresa em um produto de software (sistematizá-lo). Tal atividade visa a produção de uma solução tecnológica eficaz para que se consiga atingir determinados objetivos. Esses objetivos precisam estar bem claros desde o início do projeto, porque é a partir deles que o profissional define que funcionalidades o sistema deverá apresentar e esboça regras de funcionalidades, telas e outros elementos dessa natureza. Quando o projeto está definido, tem início a fase de programação, na qual o sistema que foi esboçado começa a se transformar em um software de fato. Paralela a essa etapa acontece o trabalho de design do sistema, em que são escolhidos e/ou criados todos os ícones, botões, menus, barras e tudo o mais que diz respeito à parte visual do sistema, de forma que a aparência dele seja agradável para o usuário, apresentando as informações de maneira clara e, acima de tudo, atendendo ao propósito de entregar a melhor usabilidade possível.


Além disso, é de fundamental importância que se faça uma análise cuidados de fatores como linguagens de programação, banco de dados, plataformas, bibliotecas, padrões, ferramentas e processos envolvidos, porque são esses critérios que irão determinar a escolha da arquitetura  de software mais adequada a cada caso. À medida que a programação avança, vão sendo realizados diversos testes, dentre eles testes para verificar se o sistema realmente atende ao objetivo que se tem, se a velocidade de resposta e a usabilidade são satisfatórias e, claro, se ocorrem erros de funcionamento.

Uma vez que o sistema esteja concluído e os erros encontrados forem corrigidos, chega o momento da homologação, que é quando o cliente (empresa ou pessoa física que o encomendou) tem a oportunidade de testá-lo no ambiente para o qual ele foi proposto. Caso sejam verificados erros ou necessidade de ajustes, o sistema retorna para ser corrigido. Sugestões podem ser registradas para implementação em uma versão posterior. Somente quando o sistema apresenta desempenho condizente com o que foi previamente acordado com a equipe de desenvolvimento pode-se considerar que a homologação foi finalizada com sucesso.