Publicação

Euforia x motivação

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Nestes tempos em que inúmeras teorias de administração avançaram as fronteiras do mercado de trabalho, encontramos gestores que fazem de tudo, literalmente, para conquistarem o mesmo objetivo: motivar seus profissionais.

Alguns distribuem sorvetes, outros levam funcionários para jogos do clube de futebol da cidade e há até aqueles que se fantasiam para chamar a atenção de seus comandados, algo que deve fazer os mais antigos remexerem em seus túmulos.

Entretanto, a maioria dos consultores em Gestão de Pessoas vêm elogiando iniciativas criativas como estas, com a ressalva de que motivação é muito mais do que apenas um estímulo único . Assim, distribuir brindes e gratificações não motiva os profissionais, mas ajuda ao provocar uma sensação de euforia que favorece o alcance de resultados a curto prazo.

Premiar funcionários com ingressos de cinema (ou caixas de bombom) despertam uma energia positiva e mostram que todos são valorizados por ações estratégicas, mas também por seguirem as normas internas e conhecerem a política da empresa. Em outras palavras: “fazem parte do time” e são reconhecidos por atitudes simples.

Conseqüentemente, além da criatividade, podemos perceber que um programa de motivação funciona bem quando as iniciativas são mantidas por um tempo prolongado e não apenas como decorrência de uma comemoração especial ou pontapé para a nova campanha de vendas. Sim, há motivação em organizações que respiram e dão condições para que seus colaboradores também respirem diariamente o desejo de trabalharem com entusiasmo e sempre buscando produtividade. Bons exemplos disto são as campanhas de estímulo ao desempenho que premiam os vencedores com parte do lucro e os concursos internos que oferecem bônus aos portadores de soluções e idéias inovadoras.

Ao mesmo tempo, acatar as sugestões dos colaboradores e deixá-los participar de decisões gerenciais vêm sendo uma das alternativas com maiores resultados práticos e mensuráveis, pois os profissionais tornam-se extremamente comprometidos quando a alta gerência leva em consideração suas percepções.

Assim, dar um dia de folga para o melhor vendedor da semana motiva a equipe?

Num primeiro momento não, pois estimula apenas a euforia de quem ganhou. Por outro lado, quando há um ambiente favorável, iniciativas como estas motivam a equipe e demonstram o reconhecimento e a valorização do comportamento positivo individual e/ou do grupo.

Isto tudo me faz lembrar a melhor definição que já ouvi a respeito de motivação:

“Motivação é como banho, a gente tem que tomar todo dia!”

Wellington Moreira
wellington@caputconsultoria.com.br

Comentários