Publicação

Resultado do ENADE

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

O INEP divulga avaliação que aponta melhora nos indicadores do ensino superior no Brasil


ENADE logo

Na ultima Quinta feira, dia 06 de Dezembro, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
) divulgou em seu portal o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para a avaliação realizada em 2011 .

O atual Ministro da Educação, Aloizio Mercadante , afirmou que " houve evolução na qualidade da educação superior brasileira ".

Segundo o site do INEP "Em 2011 foram avaliados 8.665 cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, além de cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial de 1.387 Instituições de Educação Superior (IES). No ciclo 2009-2010-2011 foi avaliado um total de 2.136 IES."

Os principais indicadores avaliados são descritos a seguir:

Índice Geral de Cursos (IGC) : "é um indicador que avalia as IES e é resultado da média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da Graduação e do conceito da Capes aplicado aos programas de Pós-graduação" (fonte: INEP ).

Conceitos Preliminares de Curso (CPC) : "avalia o rendimento dos alunos, infraestrutura, organização didático-pedagógica e corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura e organização didático-pedagógica representam 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de doutores pesa 15% do total, já dedicação integral e mestres representam 7,5% da nota." (fonte: INEP )

Comentários