Publicação

Modelo de governança de TI

foto de
Emerson Dorow CONTEÚDO EM DESTAQUE

E aí, qual seu modelo de governança de TI?

por Emerson Dorow
Olá caro leitor!

Cubo do COBIT: modelo de governança de TI
modelo de governança de TI

No post de hoje vou trazer um assunto para discussão. Nós da área de TI trabalhamos, e trabalhamos muito. Damos suporte, implantamos ferramentas (para TI e negócio), construímos processos e indicadores, buscamos o tal do alinhamento entre TI e negócio.
Normalmente, o planejamento e a execução não aparecem, pois não é fácil tornar o serviço tangível .

Na verdade, TI é normalmente lembrada quando algo pára de funcionar. O cliente (negócio) quer o resultado com o melhor cust o possível. O que acontece dentro da TI para efetuar a entrega “não interessa muito”. Porém, na minha opinião, é muito importante ter um modelo de governança da TI escrito e publicado , pois mostra a organização da área. Fica mais fácil promover as melhorias a partir de algo concreto, inclusive para explicar como funciona a área para os gestores da empresa. Eu sempre penso: errar por uma falha no planejamento, e não por não ter um planejamento.
Para ajudar a escrever o modelo, fui relembrar o que diz o #COBIT na sua definição de #Governança de TI : “ A governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção , consistindo em aspectos de liderança , estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização . ”
Portanto, para existir governança, a direção da empresa precisa participar do planejamento (processos e estrutura organizacional), controle da TI (indicadores na linguagem do negócio) e compartilhar as decisões, e isto permitirá o alinhamento da TI, suportando os objetivos do negócio.
Organizar o seu modelo de governança irá te ajudar a organizar na sua cabeça e mostrar para as outras pessoas.
O que pode abranger um modelo de governança de TI, na minha visão:
  • Objetivos de negócio x objetivos de TI (tabela do COBIT)
  • Indicadores de negócio (que digam algo para o acionista – não métricas de máquina).
  • Estrutura organizacional
  • Critérios de controle da informação
  • Maturidade dos processos
  • Leis e regulamentos suportados
  • Indicadores de TI
  • Matriz de riscos
  • PMO de Projetos
  • Processos x Áreas de foco da governança
Após ter escrito o seu modelo, apresente e discuta com os gestores da empresa. Eles precisam conhecer, direcionar e contribuir com as melhorias no modelo. Procure ter uma agenda periódica, ou mesmo informalmente e discuta os assuntos. Publique em um local público, por exemplo a intranet da sua empresa, para que todos possam ter acesso.
E aí, você entende que agrega valor para a TI e o negócio ter um modelo de governança de TI? Você  tem algo nessa linha? Qual sua opinião?
Um grande abraço e até a próxima!
Emerson Dorow

Comentários