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Ativo de serviço

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Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

O corpo do ser humano é formado por partes como pele, músculos, nervos, órgãos e os ossos. Cada uma desta partes é composta de partes menores que podem ser continuamente divididas até chegarmos aos átomos, prótons e quarks.

Por sua vez, o ser humano é um ser vivo racional que faz parte do reino animal, um dos três conhecidos reinos naturais. Reinos que fazem parte da vida e do cosmo.

Você pode estar se perguntando o que isto têm haver com o conceito de ativo de serviço, mas eu explico: assim como acontece no conceito de corpo humano, um ativo se divide em recursos e habilidades, que que também se desdobram em outras partes.

Ao mesmo tempo, um ativo faz parte de um componente maior chamado serviço, que é parte do conceito de gerenciamento de serviços. 

Pensando nisso, falo a seguir não apenas do conceito padrão (seco) de ativo de serviço conforme a #ITIL, mas também de suas partes, e do conceito maior do qual ele faz parte. Assim espero que você possa explorar melhor o conceito, na perspectiva de gerenciamento de serviços de TI.

Como está organizado este artigo

  • O que é um ativo de serviço
  • Tipos de ativo de serviço
  • Do que os ativos de serviço fazem parte
  • Pequena consideração final
  • Mais informações

O que é um ativo de serviço

Para ITIL, um ativo de serviço é qualquer componente necessário para a entrega de um serviço, e contribui para agregar valor ao cliente deste serviço. 

Dentro de um departamento de TI ¹, portanto, qualquer elemento que você poder visualizar ao seu redor é um ativo de serviço, e isso inclui seus colegas de trabalho, o sistema de ponto e a última transferência que recebeu em sua conta como pagamento salarial. O mesmo acontece no interior de uma empresa que presta serviços de TI ².

¹ ² A ITIL divide prestadores de serviços de TI em provedores internos¹ e externos². Nesta contextualização eu citei provedor de serviço interno usando a expressão departamento de TI ¹ e provedor externo como empresa que presta serviços de TI ². 

Os ativos são os bens tangíveis e intangíveis da empresa. A #Infraestrutura de um CPD é um exemplo de um conjunto de bens tangíveis. O nível de experiência que um profissional da empresa tem é considerado um bem intangível. No próximo item, você verá que bens tangíveis são chamados de recursos e intangíveis de habilidades. 

Tipos de ativo de serviço

Conceito de Gerenciamento de Serviços de TI

Em sua definição a  #ITIL simplesmente descreve os 4 P´s (definido no item anterior deste artigo), que estão igualmente claros na imagem que adaptei da própria biblioteca. Tudo nos leva a crer, portanto, que o gestor de TI é uma espécie de tutor de ativos de serviço. 

Pequena consideração final

Antes de encerrar, eu queria acrescentar uma consideração rápida. 

Muitas vezes, "torcemos o nariz" para uma série de conceitos que as boas práticas ou livros de maneira geral apresentam, e por vezes até consideramos excessivos.

Por outro lado, como podemos ver, as definições acabam sendo relevantes para nosso aprendizado, gostando ou não delas. O entendimento destes pedaços (os conceitos) nos fazem entender melhor a definição do todo, isso é, a temática em geral.

Espero que assim tenha sido: que as partes que ilustrei neste artigo tenham não somente feito sentido mas o ajudado a ver com maior facilidade o que significa gerenciar serviços de tecnologia da informação.  

Mais informações:

Para saber mais sobre tudo o que foi citado aqui, recomendo:

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