Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Publicação

Introdução sobre ITIL

foto de
César Ribeiro
ITIL é uma grande referência no que se diz a respeito à gerenciamento de projetos de TI, utilizado de forma global, tendo como objetivo desenvolvimento de métodos e padrões de boas práticas, visando sempre a melhoria de processos e serviços na tecnologia de informação.

Desde seu lançamento a ITIL vem sem se atualizando, visando melhorias e aperfeiçoamentos (evoluções).

1983 – A CCTA ( Central Computer and Telecoms Agency ) inicia um projeto para a criação de um framework para melhor uso da TI.

1986 – Surge a GITIMM ( Government IT Insfrastruture Management Method ) com foco no suporte e entrega de serviços.

1989 – Oficialmente a biblioteca ganha o nome de ITIL.

1991 – Criado o ITMF Infrastructure Management Forum.

1997 – O ITMF transforma-se em ITSMF ( IT Service Management Forum)

2000 – Publicado o primeiro livro da ITIL: Service Support

2004 – Projeto ITIL V3 Refresh

2005 – Publicada ITIL V3 Refresh

2007 – Lançada a ITIL V3

Ou seja, muitas evoluções aconteceram ao longo do tempo, ITIL sempre está sendo cada vez mais requisitada em grandes e pequenas empresas, pois suas bibliotecas ao serem colocadas na prática oferecem, alinhamento entre serviços de TI, maior agilidade em relação às modificações, alinhamento entre estratégias de negócios, transparência dos custos de TI, redução de riscos operacionais de TI.

São responsáveis por distribuir os exames de certificação da ITIL as organizações EXIN (Examination Institute for Information Science), ISEB (Information Systems Examinations Board) e LCS (Loyalist Certification Services).

Em relação a certificação da ITIL V3 é bem estruturada e fornece uma possibilidade de aperfeiçoamento e destaque profissional para a pessoa que desejar se especializar em Gerenciamento de Serviços de TI. A certificação é composta por níveis, sendo eles: fundamentos, intermediário e avançado.

1. ITIL Foundation: voltada a conhecimentos básicos da ITIL, nomenclaturas e sobre entendimento do Gerenciamento de Serviços de TI. Essa certificação é pré-requisito para as demais certificações do framework;

2. ITIL Intermediate: este nível divide-se em duas áreas: Lifecycle (nível gerencial) e Capability (voltado ao desenvolvimento de carreira);

3. ITIL Expert: quando o profissional acumula no mínimo vinte e dois créditos, ele adquire essa certificação. Os créditos são adquiridos em cada certificação realizada pelo profissional;

4. ITIL Master: é o nível mais elevado das certificações em ITIL. Essa certificação é direcionada a especialistas, gerentes e pessoas com experiência no mercado, isso, com mais de cinco anos de experiência. Para obter a certificação máster é pré-requisito a ITIL V3 Expert.


A Figura  apresenta os níveis de certificação da ITIL V3.


Na versão ITIL V2 temos a figura que representa os níveis de certificação, pois vale a pena dar uma conferida e comparação com a representação da ITIL V3 (Atual)

Finalizando, podemos compreender que a ITIL, sempre é uma boa opção para ser estudada, tendo suas bibliotecas para cada processo que deseja ser realizado, lembrando que a ITIL é um conceito de boas práticas e não uma regra para analise de processos ou implantação de projetos.

Bom este é uma introdução breve sobre o conceito ITIL, em breve irei publicar mais informações interessantes sobre o assunto.

Nos demais post irei apenas comentar sobre a ITIl.

Referente a certificação e formas de realizar a prova, pude visualizar outros post que retrata que está questão, que vale muito a pena dar uma conferida. Bom estudo a todos.

Comentários