Publicação

7 dicas para criar a sua mentoria de negócios

foto de
Stefani Rejane CONTEÚDO EM DESTAQUE

Quando você pensa em como criar uma mentoria de negócios, o que vem à sua mente? Um plano de negócios com páginas e páginas de planejamento ou um processo simples, intuitivo e eficaz?

Eu gosto de pensar na segunda opção. Até porque, com a velocidade com que as coisas avançam, ninguém mais pode passar um ano inteiro planejando um negócio de mentoria.

Quanto mais cedo sua mentoria de negócios começar a rentabilizar, mais rapidamente você poderá colher os frutos do seu trabalho e reinvestir o lucro no crescimento do seu empreendimento.

Foi pensando nesse cenário que listei 7 dicas para criar a sua mentoria de negócios ainda este ano. Confira!

1. Identifique seus talentos

O primeiro passo para criar a sua mentoria de negócios é saber como você pode ajudar outras empresas.
Em qual área você tem amplo conhecimento e experiência? Quais vivências você já teve que são corriqueiras e que boa parte das empresas tem dificuldade de resolver?

Quanto mais específico seu nicho de atuação, mais certeira será a sua mentoria. Além disso, menor será a sua concorrência.

Uma boa forma de identificar seus talentos é fazer uma matriz SWOT pessoal, por exemplo. Com ela, você já vai saber quais são suas maiores potencialidades.

Outra forma de entender como você poderá ajudar outras empresas com sua mentoria de negócios é perguntar a ex-colegas de trabalho ou mesmo clientes quais habilidades e competências eles mais valorizam em você.

2. Defina o tipo de empresa que você quer ter como cliente

Olhando para o cenário mercadológico, fica fácil entender que existem inúmeros perfis de empresas. Pequenas, médias e grandes; de varejo, serviços ou indústria; startups e empresas estabelecidas; e assim por diante.

Tentar criar uma mentoria de negócios que atenda a todas as especificidades dessas empresas é praticamente impossível. Por isso, defina o perfil de empresa para a qual você quer desenvolver sua mentoria.

Além de facilitar na criação do seu modelo de mentoria, também simplifica na hora de fazer o marketing do seu negócio.

— Ah, mas essa segmentação não vai me deixar com poucos clientes?

Nada disso! Com as tecnologias que temos disponíveis atualmente, você pode captar clientes em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

3. Construa sua oferta de valor

Para que as pessoas percebam a importância do seu trabalho e tenham interesse na sua mentoria, é essencial desenvolver uma oferta de valor que seja atraente.

Em suma, qual problema você vai resolver e como?

Essa é a principal resposta que você precisa dar ao mercado. E, para tanto, precisa entender exatamente o ponto de partida, ou seja, o problema, e o caminho que levará à solução.

Veja bem, não se trata, ainda, de desenvolver todo o programa da mentoria. Apenas a promessa final, o resultado que você entrega.

Parece um contrassenso? Mas não é.

Pense comigo: quantas e quantas empresas desenvolvem todo um negócio para só depois entenderem que os seus produtos ou serviços não são valorizados pelo público? Ou que estão aquém do esperado pelos clientes?

É por isso que acredito que o caminho inverso é o mais seguro. Primeiro, você desenvolve sua oferta de valor e lança no mercado. Se a resposta for boa e você atrair clientes, ótimo. Aí é que você vai começar a desenvolver efetivamente o serviço de mentoria.

4. Crie sua estratégia de marketing e vendas

Nenhuma solução se vende sozinha, certo? Então, um dos passos essenciais para criar sua mentoria de negócios é ter uma estratégia de marketing e vendas.

Na internet, temos basicamente duas opções: trabalhar com estratégias de inbound marketing ou anúncios pagos.

A primeira opção é excelente a longo prazo, mas não gera resultados imediatos. E, se você quer rentabilizar sua mentoria de negócios desde o princípio, precisa de clientes.

Portanto, minha dica é que você comece pelos anúncios, tanto no Google quanto em redes sociais, como o Facebook Ads.

5. Desenvolva seu método

Uma vez que você tenha tido um bom retorno com suas campanhas de marketing e tenha formado seu primeiro grupo de mentorados, chegou a hora de desenvolver sua metodologia.

Ter uma metodologia de trabalho permite que você apresente seu programa de mentoria de forma simples para as pessoas e, mais do que isso: facilita na hora de escalar o seu negócio.

Isso porque a metodologia pressupõe um encadeamento de ações que podem ser replicadas com a mesma qualidade várias e várias vezes. É o que acontece nas metodologias ágeis de projetos, por exemplo.

Aqui vale uma ressalva: não se preocupe em ter o formato perfeito de mentoria logo de início. A cada novo grupo de mentorados você ganhará experiência e poderá melhorar a sua metodologia gradativamente.

6. Coloque sua mentoria de negócios em prática

Turma formada, conteúdo pronto, ferramentas preparadas? Hora de colocar seu negócio para rodar. Execute o seu planejamento e acompanhe o aproveitamento de cada mentorado.

Verifique o que está dando certo e o que não está. O que puder ser corrigido rapidamente, corrija. O que tiver que ser aprimorado, deixe guardado para o próximo grupo.

Aqui, é importante ressaltar que você deve dar um atendimento personalizado a cada mentorado, buscando entender as especificidades que o levaram a procurar sua ajuda.

Quanto mais amparados no processo de transformação seus mentorados se sentirem, mais segurança eles terão para indicar você a outras pessoas.

7. Avalie os resultados, melhore e repita o processo

Quando sua primeira turma de mentoria tiver sido concluída, tire um tempo para avaliar todo o processo. Realize as mudanças que achar necessárias e prepare-se para receber o novo grupo.

Colha feedbacks e depoimentos que possam te ajudar a melhorar o seu programa de mentoria de negócios e que sirvam de argumento de autoridade para que você capte mais clientes. Afinal, nenhum marketing é tão poderoso quanto a fala de um cliente satisfeito!

Agora que você já sabe como criar sua mentoria de negócios, não deixe de conhecer a melhor estratégia para atrair clientes e formar um grupo de mentoria!


Comentários