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Como fazer um bom marketing no Instagram?

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O número de marcas que integram o Instagram na sua estratégia de marketing explodiu nos últimos anos, mas como fazer um bom marketing no Instagram?

Basta observar os dados do Instagram para concluir porque vale a pena investir na plataforma: o Instagram conta com bilhões de usuários ativos mensais e uma audiência publicitária superior a 850 milhões de pessoas.

As dicas que vamos passar aqui vão ajudar a dinamizar sua estratégia na rede social, seja você um iniciante ou especialista!

Criar uma conta Instagram Business

Antes de aprender a como fazer um bom marketing no Instagram, é necessário ter uma conta no Instagram Business ou Instagram Criador.

Se você já tem, pode passar diretamente para as dicas a seguir. Agora, se já tem um perfil pessoal, passe para a etapa 3 destas instruções.

Mas se você é novo na plataforma ou se você está criando uma nova conta, veja o que fazer:

Etapa 1: Baixar o aplicativo

  • Para iOS
  • Para Android

Etapa 2: Inscrição

  • Abra o app;
  • Clique em Criar uma nova conta (iOS) ou Se inscreva com um endereço de e-mail ou número de telefone (Android);
  • Crie seu nome de usuário e sua senha;
  • Preencha seu perfil e clique em Finalizar.

Etapa 3: Subscrição de uma conta Business

  • Acesse seu perfil e em seguida, clique no ícone menu (alto à direita);
  • Clique em Parâmetros, depois em Conta;
  • Conecte sua conta à sua página no Facebook profissional, se tiver;
  • Adicione seus dados profissionais;
  • Clique em Finalizar.

Como fazer um bom marketing no Instagram?

Agora vamos para as dicas de como fazer um bom marketing no Instagram:

1.Defina claramente seus objetivos

É importante definir bem seus objetivos:

  • Desenvolver a notoriedade da sua marca?
  • Obter novos leads?
  • Estabelecer sua marca enquanto líder do setor?
  • Estimular suas vendas?

Na verdade, você pode combinar vários elementos, mas é fundamental conhecer a finalidade da sua estratégia de marketing para obter os resultados desejados.

2.Determine seu público-alvo

Um pequeno estudo pode te ajudar a determinar as pessoas que possam se interessar pela sua marca.

Dessa forma, você vai poder pensar em criar conteúdo que se direciona para esse público, e até ajudar a como gerar tráfego através do Instagram.

3.Otimize seu perfil

Em apenas 150 caracteres, sua bio no Instagram deve dar uma boa impressão, transmitir a identidade da sua marca e indicar aos usuários porque é importante que eles sigam a sua conta.

Seu perfil conta com outros campos para apresentar sua marca e ajudar as pessoas a encontrá-la, que são:

  • Seu nome
  • Nome do usuário
  • Seu site
  • Sua categoria
  • Suas coordenadas
  • Os CTAs

4.Escolha uma foto de perfil adequada

A maioria das empresas utiliza sua logo como foto do perfil do Instagram. Isso contribui para a sua credibilidade e permite aos visitantes identificá-la instantaneamente.

5.Crie um conteúdo visualmente convincente

O Instagram é uma mídia visual, portanto, é crucial que suas postagens sejam formidáveis.

Você não precisa de uma máquina fotográfica profissional, mas suas fotos devem ser claras, com boa iluminação e bem enquadradas.

Mais importante ainda, seu conteúdo visual deve ser convincente. É claro que belas fotos são essenciais, mas se elas não contam uma história ou não são atrativas, elas não despertarão nenhum interesse.

6.Determine o estilo de sua marca no Instagram

Depois que você definiu o tipo de conteúdo para postar, é necessário decidir seu estilo.

Lembre-se que a cor impacta nas decisões de compra e o reconhecimento da marca.

A aparência de suas postagens no Instagram deve ser uniforme, para que seus seguidores possam facilmente reconhecer seu conteúdo.

7.Escreva ótimas legendas

Não é porque o Instagram seja uma mídia visual que você deve negligenciar as legendas.

A voz da sua marca é tão importante quanto seu estilo. Assim como seus elementos visuais, ela deve ser coerente em todas as postagens.

As legendas no Instagram podem conter até 2.200 caracteres, e você pode escrever qualquer coisa, como uma pequena palavra divertida ou uma descrição detalhada.

Como os usuários têm uma tendência a pular as legendas antes de ler tudo, é importante incluir as informações importantes nas duas primeiras linhas.

8.Utilizar hashtags

As hashtags são essenciais para aumentar a visibilidade e devem fazer parte da estratégia de como fazer um bom marketing no Instagram.

Você pode utilizar até 30 hashtags por postagem no Instagram, mas use com cuidado.

A recomendação é utilizar entre cinco e nove hashtags por publicação. E para tirar o máximo de vantagens, escolha hashtags que:

  • São pertinentes;
  • São específicas a seu segmento;
  • Não incitam a seguir ou trocar likes.

9.Interagir

Se você deseja ter engajamento no Instagram, você deve interagir. Publicar conteúdo de qualidade é ótimo, mas se você não responder aos comentários nem interagir, provavelmente vai se sentir bem sozinho.

Uma dica é pesquisar contas com uma temática semelhante à sua, começar a seguir e depois curtir as postagens e deixar comentários.

10.Aposte nos Stories

A metade das empresas presentes no Instagram usam stories, e constituem um elemento chave quando se trata de como fazer um bom marketing no Instagram.

Como os stories desaparecem em 24 horas, os seguidores apreciam um conteúdo vibrante e autêntico.

É uma excelente ocasião para você entrar em contato e inserir links.

11.Experimente o Instagram Shopping

Essa funcionalidade possibilita vender produtos diretamente a partir de suas postagens e stories.

A dica é adicionar tags de produtos nas publicações e nos stories.

12.Publicar no momento certo

Sabia que o melhor momento para postar no Instagram varia em função do seu setor de atividade?

Vale a pena estudar como isso funciona ou dar uma olhada no horário que seus concorrentes postam.

Portanto, essas são as melhores estratégias de como fazer um bom marketing no Instagram, e se tudo parecer muito complicado, uma sugestão é consultar agências de marketing digital e SEO para ajudá-lo.


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