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Como melhorar as vendas com um CRM de vendas?

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Todas as empresas sonham com o crescimento de receita e elevação de sua produtividade.

No entanto, o que ninguém fala é que o crescimento dos negócios é um processo extremamente delicado e com ele vem a necessidade de organizar suas informações para não perder a eficiência. É aqui que o CRM de vendas se torna útil e necessário.

O CRM não é uma ferramenta nova no mercado, mas poucas empresas falam sobre a sua importância.

Neste artigo, discutiremos mais sobre CRM de vendas, como ela impacta nas vendas, no atendimento com o cliente e muito mais.

Veja a seguir:

  • O que é um CRM de vendas e sua importância?
  • Como o CRM ajuda no aumento das vendas?
  • Como essa ferramenta ajuda no atendimento ao cliente?
  • Como escolher o melhor CRM?

O que é um CRM de vendas e sua importância?

A sigla CRM (Customer Relationship Management), ou como também é conhecido, gerenciador de relacionamento com o cliente, é uma ferramenta que permite que as empresas gerenciem e integrem dados e informações de negócios.

O CRM de Vendas armazena dados relacionados a clientes e leads em um único local, disponibiliza histórico de comunicações, analisa e classifica os contatos e automatiza os processos de negócios, acessível a funcionários e colaboradores autorizados.

Uma grande vantagem do CRM de vendas é que por se tratar de um SaaS, o usuário consegue acessá-lo de qualquer lugar desde que exista conexão com a internet.

Ter um CRM é importante não só para as vendas, já que cada vez mais as estratégias e ações de Marketing são feitas sob medida para o público-alvo das empresas, indo além de campanhas que promovem apenas o produto, por exemplo.

É cada vez mais crucial para os negócios conhecer e compreender o cliente e colocá-lo como foco principal.

Logo, o CRM faz esse gerenciamento, uma vez que o contato por si só vale pouco se não for gerenciado da melhor maneira possível.

Um processo de vendas replicável é fundamental para testar novos movimentos e estratégias de vendas. Os dados que você possui em um sistema de CRM o ajudarão a identificar padrões eficazes e ineficazes nos comportamentos de vendas. Este conhecimento irá ajudá-lo a desenvolver eficazmente o seu negócio.

Portanto, é possível dizer que o CRM de vendas é uma ferramenta que ajuda vendedores a acompanhar os clientes durante todo o processo de venda, desde a primeira interação até a fidelização.

Como o CRM ajuda no aumento das vendas?

O CRM é uma ferramenta que facilita o gerenciamento de todo o processo de vendas.

É comum que o CRM seja visto apenas como uma forma de aumentar a eficiência ou melhorar o atendimento ao cliente (o que de fato é verdade), mas existe outra grande parte da sua estratégia de implementação: sua influência no aumento da receita.

Uma boa ferramenta de CRM deve apoiar a estratégia e reduzir as despesas gerais sem se tornar um custo adicional, ela também deve ser simples de atualizar e precisa a facilitar tanto o aumento das vendas quanto a produtividade da equipe de vendas, aumentando a qualidade oferecida e percebida pelos clientes. Deve ser rápido e flexível no fornecimento dos dados necessários aos gerentes e funcionários quando eles precisam, para poderem tomar decisões melhores e oportunas.

Ao adotar um sistema de CRM, a empresa passa a olhar para suas vendas de maneira qualitativa, isto é, focando em dados e qualidade, não apenas na quantidade, já que esse volume será uma consequência de suas ações.

O CRM atua em diversas frentes, estas que ajudam no aumento das vendas. Como isso acontece?

Separamos alguns fatores que contribuem para que o uso do CRM provoque um aumento das vendas. Confiram:

  • Melhora a experiência do cliente com a empresa, deixando uma boa impressão nele, que pode voltar a fazer negócios novamente;
  • Automatiza diversas tarefas de vendas, fazendo com que os vendedores foquem em atividades que demandam mais tempo e consigam fechar mais vendas;
  • Eleva a produtividade com a estruturação de etapas e segmentação de vendas, ajudando o vendedor a visualizar o que ele precisa fazer, como e quando;
  • Qualifica clientes em potencial, ajudando os vendedores a receberem clientes com mais chances de fechamento e na geração de leads qualificados;
  • Identifica falhas no processo de vendas, contribuindo para um desempenho superior, com mais eficácia e propenso ao sucesso dos negócios;
  • Acompanha as vendas, guiando o usuário passo a passo pela ferramenta e etapas que precisa realizar para fechar.

Como essa ferramenta ajuda no atendimento ao cliente?

Um processo comercial é composto por diversas etapas e, usualmente, é comum que nas empresas existam profissionais responsáveis por cada uma delas. Essa passagem de bastão no funil de vendas pode ser um problema para o atendimento ao cliente.

Quando existem muitos profissionais responsáveis pelo processo, é essencial que as informações sejam repassadas, até mesmo para que o cliente se sinta seguro e consiga se assegurar da credibilidade da solução.

O CRM ajuda as empresas a melhorarem a comunicação e atendimento com o cliente ao disponibilizar uma ferramenta capaz de registrar dados e informações sobre os contatos com ele.

Essa ação pode até parecer muito simples, no entanto, no momento em que o consumidor passa de um profissional para o outro e não precisa repetir ou regredir com a evolução de sua situação, isso já contribui para um atendimento de qualidade.

Em empresas que trabalham com treinamento e processos de onboarding, isso é ainda mais importante, visto que no onboarding, por exemplo, os profissionais devem recapitular tudo o que já foi discutido e fazer a introdução da ferramenta.

Outro ponto relevante é que com as informações registradas no CRM, as empresas conhecem mais o perfil de cliente com que trabalha e consegue adaptar seus canais de atendimento e comunicação para melhor atendê-los.

Como escolher o melhor CRM?

É inegável que no mercado existem centenas de CRM de Vendas, ficando até difícil definir qual o melhor.

Essa escolha é muito importante, pois dependendo da ferramenta que você escolher, ela impactará positivamente, ou negativamente, em seus resultados.

Uma boa ferramenta de CRM deve fornecer funcionalidades que apoiam as vendas e contribuem para gerenciar a carteira de clientes de maneira prática.

O Moskit CRM, por exemplo, possui integração com o WhatsApp, pois entende a necessidade do vendedor brasileiro em se comunicar por esse canal. Na ferramenta, o vendedor também tem acesso a modelos de mensagens, estas que podem ser adaptadas com apenas alguns cliques, dando eficiência para ações simples e possibilitando que o usuário foque em atividades que demandam mais tempo.

Outro ponto importante são os dashboards de vendas.

Os dashboards são painéis que permitem a visualização de tudo o que está acontecendo no setor comercial em tempo real, eles são personalizáveis, logo o vendedor, ou gestor, pode inserir as informações que acreditam ser relevantes para o gerenciamento das vendas.

Os relatórios de vendas e acesso à gravação de ligações, são outros recursos que fazem toda a diferença e estão disponíveis para usuários do Moskit CRM.

Uma dica importante é olhar sempre para o cenário em que você está inserido e tentar identificar quais ferramentas conseguem atender bem as suas necessidades, e as necessidades do mercado brasileiro.


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