O que é Governança de TI?
Governança de TI pode ser traduzida como a administração da tecnologia da informação de forma a garantir o total controle sob os seus resultados que devem estar alinhados aos objetivos do negócio.
Para que isso seja possível, as funções (sub departamentos e grupos), processos, pessoas, políticas, ferramentas, fornecedores e todo mais que envolva TI devem ser geridos de acordo com diretrizes de TI, que por sua vez, são um desdobramento das diretrizes corporativas / empresariais.
Em outras palavras, governar ar TI é garantir que tudo que a tecnologia da informação faz está sob controle e alinhado às expectativas do negócio. Quando isso acontece - quando objetivos de TI contribuem com os objetivos da empresa / cliente - é alcançado o que conhecemos de Alinhamento Estratégico.
O Framework do COBIT é o mais conhecido do mercado para tratar sobre o tema. Segundo o COBIT 5.
"A Governança de TI é a responsabilidade dos executivos e do conselho de diretores, e consiste na liderança de estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI da empresa sustenta e estende os objetivos e estratégias da Organização. Além disso, a Governança de TI integra e institucionaliza boas práticas para garantir que a TI da empresa suporta os objetivos de negócio. A governança de TI possibilita que a empresa tenha toda a vantagem de suas informações, maximizando os benefícios, capitalizando em oportunidades e ganhando vantagens competitivas." - COBIT 5, ISACA
Outras Definições de Governança de TI
Assim como ocorre com diversos conceitos de gestão (o que é estratégia? administração? liderança?) existem muitas outras formas de definir governança de TI. Você pode interpretar como uma gestão estratégica e controlada da TI; como um pedaço do sistema de gestão que administra a empresa; ou como "um sistema pelo qual o uso atual e futuro da TI são dirigidos e controlados" (ISO/IEC 38500 ABNT 2009); ou ainda: "liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização" (Governance Institute, 2007)
Governança de TI sob 3 Perspectivas Distintas
Para explorar melhorar entendimento do conceito, a seguir são propostas três de interpretações sobre a Governança de TI:
- Governança de TI pela perspectiva de relacionamento entre
- TI e Negócio
- Governança de TI pela perspectiva de níveis
- organizacionais
- Governança de TI pela perceptiva de processo.
Governança de TI pela perspectiva de relacionamento entre TI e Negócio
Nesta ótica, o objetivo da Governança de TI é fazer com que a tecnologia da informação se integre com a área de negócio. Governar TI significa conciliar e compartilhar decisões, fazendo com que TI e negócio tenham uma linguagem em comum, e saibam direcionar seus esforços e atingir resultados através da organização de TI.
Governança de TI pela perspectiva de níveis hierárquicos
Estruturar de forma adequada a Governança de TI em sua organização presume que existam atividades e autonomia suficientes dentro do departamento de TI, a nível estratégico, além do tático e operacional.
Governança de TI pela perspectiva de processo
Sob a ótica de um macroprocesso, governar TI significar executar o ciclo PDCA de governança, através das atividades de:
1-identificar objetivos da área de negócio;
2-direcionar os objetivos de TI;
3-definir as ações necessárias;
4-mensurar a performance atingida comparando-a com os objetivos e aplicando ações corretivas; e retomar o ciclo novamente.
Governança de TI x Governança Corporativa
A governança de TI é uma parte da governança corporativa que cuida especificamente da tecnologia da informação. Melhor: cuida dos resultados obtidos pela tecnologia da informação.
Não seria conceitualmente correto afirmar que a governança de TI se reporta à corporativa e sim que aquela está contida nesta.
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