Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Fernando Palma

Guia para certificação ITIL Foundation

Guia completo para obter a certificação ITIL Foundation

Tudo o que você precisa saber para certificar-se com 24 a 40 horas de estudo.

Desde que o portal GSTI era apenas um blog sobre Gestão de Serviços de TI, um dos interesses pioneiros dos leitores é a busca de orientações e apoio para obterem a certificação profissional #ITIL (Information Tecnologie Infrasctruture Libary) . 

Triângulo Verde: Símbolo da Certificação ITIL Foundation
Símbolo da Certificação ITIL Foundation

Recentemente, inserimos aqui no Portal uma orientação específica para agendamento e execução de provas da ITIL em casa.
Sentimos a necessidade, entretanto, de criar esta página com maiores detalhes sobre a certificação ITIL Foundation em geral , e oferecer um guia completo para quem deseja obtê-la.

Índice deste Guia
  1. O que é ITIL
  2. Níveis de Certificação da ITIL
  3. Como se preparar para a prova ITIL Foundation
  4. Outras informações
  5. Lista de links úteis

1) O que é ITIL?

A sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library , ou, traduzido para o português: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.
A ITIL define boas práticas para o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação. Ou seja: o que as organizações fazem para obter eficiência e eficácia em seus serviços de TI. Boas práticas, ao contrário de normas e metodologias, devem ser adaptadas para cada organização. Não tem regras: você pode e deve usar como referência mas não se sentir obrigado a cumprir algum requisito. Assim, deve ser usada a ITIL, como também o guia do #PMBOK , ou boas práticas #PRINCE2 ou #COBIT.

Foi criada pelo governo do Reino Unido a partir da década de 80 e acumula desde então boas práticas para a tecnologia da informação como um todo: como criar a estratégia, planejar, desenvolver novos serviços, oferecer suporte e melhorá-los continuamente.

A ITIL pode ser utilizada por qualquer empresa, de qualquer tamanho. A biblioteca consta com 05 principais livros que estão na versão 3 e foram atualizados em 2011. Portanto, denominamos que a versão atual é a TIL V3 2011, ou simplesmente ITIL 2011.

Se você deseja uma introdução mais completa sobre ITIL antes de ler sobre as certificações, sugiro consultar o link abaixo:

2) Níveis de certificações da ITIL

Esquema de Certificações ITIL: Foundation, 9 Intermediárias, MALC, Expert e Master
Esquema de Certificações da ITIL


Existem 04 níveis de certificações na ITIL. Estes níveis e requisitos são administrados hoje pela Axelos. Alguns centros de Exames tem direito de distribuir estas certificações, pois são conveniadas ao Axelos. No Brasil, as principais são Exin e Peoplecert.

Os níveis de certificação são os descritos a seguir:

2.1) ITIL Foundation (Nível Fundamentos)

Esta é uma prova que certifica o profissional para conhecimentos básico dos conceitos de Gestão de Serviços de TI segundo a biblioteca da ITIL. A prova é teórica e contém questões com múltipla escolha.

Para ser aprovado, o candidato deve acertar 65% das 40 questões, ou seja: 26 questões. O candidato tem o prazo de uma hora para fazer a prova.

Pode ser realizada online, em casa, no idioma português. Saiba mais aqui: Prova da certificação ITIL em casa.
Não há pré-requisitos para candidatar-se a este nível de certificação.

2.2) ITIL Intermediate (nível intermediário)

Este é um conjunto de 10 certificações de nível intermediário, para profissionais que desejam progredir em sua carreira dentro das práticas de gestão de serviços de TI. Veja a lista destas certificações a seguir:
Provas Intermediárias do esquema de Certificações da ITIL:
As provas Intermediárias focam em conteúdos específicos da biblioteca da ITIL. As questões são baseadas em estudos de caso.
Existem dois pré requisitos para o candidato submeter-se a estas provas: ser certificado ITIL Foundation e ter participado de um treinamento oficial de ITIL Intermediate. Ou seja: treinamento acreditado pelo Exin ou Peoplecert .

A prova pode ser realizada online, em idioma português, de qualquer lugar, inclusive m em casa (veja detalhes no item 3.3).

2.3) ITIL Expert (nível Expert)

O profissional torna-se um ITIL Expert ao acumular 21 créditos nas certificações intermediárias. Existem certificações que fornecem ao aprovado 3 céditos, 4 créditos ou 5 créditos (que é o caso somente da prova Managing Across the Lifecycle Certificate).

Profissionais que já tinham o nível Manager da ITIL v2, entretanto, não precisaram se submeter a todas estas certificações intermediárias para obter o título de Expert. Eles precisaram apenas fazer um curso oficial chamado Manager Bridge e fazer uma prova para atualizar sua certificação.

2.4) ITIL Master

Este nível de certificação foi lançado desde 2007, mas só foi liberado, para um teste piloto, no ano de 2012.

Para obter aprovação - neste que é o maior nível das certificações da ITIL -, o candidato deve realizar apresentação de casos reais para uma banca que avaliará o seu conhecimento prático aprovando ou não o candidato ao nível ITIL Master.
A avaliação está disponível apenas em idioma inglês.
Apenas um brasileiro possui a certificação ITIL Master: o Marcos Cesar Weiss . Leia sobre o teste piloto realizado neste resumo; ou leia a notícia original (em inglês) no site oficial da ITIL.
Caso deseje conhecer mais sobre o esquema de certificações, consulte este link: Esquema de certificações da ITI.

3) Como se preparar para prova da certificação ITIL Foundation

Siga os três passos básicos:
  1. Faça um download dos requisitos da prova: Syllabus certificação ITIL Foundation em Português
  2. Escolha uma das opções de estudo descritas logo abaixo nos itens 3.1) ou 3.2). Invista em um estudo entre 24h e 40h.
  3. Realize muitos simulados. Refaça-os até que esteja acertando 100% das questões. O Portal conta com alguns simulados gratuitos.
Se você seguir estes 03 passos, é garantido: irá obter a certificação!

3.1) Estudar Sem custos

O portal GSTI divulga um material – não oficial – preparado e distribuído gratuitamente pela escola superior de redes. Confira:
Importante: o conteúdo não está atualizado para a versão ITIL V3 2011 (ou ITIL 2011). Entretanto, temos relatos de profissionais que passam na prova apenas com esta leitura + simulados.

Outros materiais básicos gratuitos podem ser encontrados nos sites da Exin e Peoplecert, em inglês. Na lista de links - no final desta página - poderá recorrer a mais materiais para auto estudo.

3.2) Curso ITIL Virtual

Fernando Palma, Fundador do Portal GSTI, instrutor ITIL Expert e Consultor em Governança, oferece um curso EAD em tempo real . As turmas são ministradas mensalmente. Confira detalhes e valores a seguir:
  • Detalhes do Curso ITIL Virtual EAD

3.3) Agendamento da certificação

Como descrito acima, a prova da ITIL Foundation pode ser realizada em casa, com o acompanhamento online. O link disponibilizado a seguir leva para o site da EXIN, onde poderá acessar um tutorial completo para o agendamento do exame:

4) Palestra virtual: Overview da certificação ITIL Foundation

Assista agora mesmo um vídeo sobre a certificação ITIL Foundation, gravado durante uma palestra virtual, por Fernando Palma.

5) Outras informações

Para qualquer outra dúvida, basta entrar em contato conosco, nós teremos o maior prazer em ajudá-lo! Email: contato@portalgsti.com.br .

6) Lista de Links úteis

COMPARTILHE

Seguir
Fernando Palma
Fernando Palma41 Seguidores 0 Publicações Consultor de TI, CEO

Comentários