Publicação

Baseline: Configuração de referência

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Estrutura deste artigo

  • O que é configuração de referência (baseline)
  • Três analogias para entender configuração de referência (baseline)
  • Exemplos práticos de configuração de referência (baseline)
  • Baseline x Snapshot

O que é Configuração de referência (Baseline) 

Conceito

Tecnicamente falando (à luz da biblioteca #ITIL), uma; baseline é um ponto de referência de determinado serviço ¹ que foi formalmente revisado e aprovado. Ela captura os detalhes de um ou mais Itens de Configuração relacionados entre si.

Uma configuração de referência (baseline) geralmente é utilizada para guardar formalmente as configurações de um serviço em um determinado instante. Dentro do contexto de aplicativos, por exemplo, uma baseline pode ser criada para registrar versões de software: V1.1, V.1.1, V1.2, V2.0, etc. O mesmo exemplo vale para controle de revisões de documentos. 

Perceba que o que eu disse no parágrafo anterior não significa que cada versão de um documento ou aplicativo é uma baseline, e sim aquelas versões, por ter alguma significância, foram formalmente registradas como referências. 

Se você está estudando este conceito pela primeira vez, provavelmente poderá ter dificuldades para imaginar, na prática, uma baseline. Não se culpe por isso, pois realmente é difícil imaginar este conceito sem ter o vivido na prática! Para contribuir, faço algumas analogias, cito exemplos e descrevo outros detalhes a seguir. 

¹ Sistema, aplicativo, serviço de rede, ou outro qualquer.

Simplificando o conceito de baseline

Se prestarmos atenção, as duas palavras do conceito já nos dizem tudo: uma baseline guarda informações (configuração) de umou mais elementos quaisquer, em determinado momento. Por algum motivo, esta configuração foi registrada para ser utilizada como referência.

Essa segunda palavra, a "referência", nos dá a ideia de que tal configuração foi guardada como um padrão, qual você precisa lembrar e/ou comparar com outra configuração. 

O mesmo acontece se traduzirmos ao pé da letra a palavra baseline - linha de base - uma perspectiva para ser considerada como base, como referência. 

Três analogias para entender configuração de referência (baseline)

Fotografia

A analogia mais comum para dar ideia do significado de uma baseline é uma fotografia.

Vamos imaginar que, por exemplo, um rapaz chamado Steve resolveu fazer uma dieta, e para se auto motivar criou o hábito de guardar uma fotografia dele próprio a cada três meses. 

Após 15 meses, o projeto dele foi bem sucedido, e as cinco fotografias que tirou de si próprio são sequenciadas na imagem a seguir. 

Snapshot

Por último, é bom observar que estes conceitos se confundem, uma vez que a definição de snapshot é muito parecida com a de baseline. Veja só: 

"O Snapshot (ou instantâneo) é o estado atual de um Item de Configuração, processo ou qualquer outro conjunto de dados registrado em um determinado ponto no tempo." (ITIL, Axelos)

A regra que não deve ser esquecida aqui é a seguinte: com o auxilio de ferramentas de automação, é comum que tenhamos a disposição inúmeras fotografias do estado atual de configuração de um ou mais componentes, registradas a cada atualização. Estas inúmeras versões equivalem a snapshot.

A diferença entre este conceito e de baseline é o fato de que snapshot não é necessariamente uma versão guardada formalmente. Não é uma versão relevante que será usada posteriormente para comparação ou recuperação de um serviço, e sim uma simples fotografia de um componente ou dados em um determinado estado, registrada quase que aleatoriamente.

Usando o exemplo de Steve, que guardou fotos para visualizar a evolução do seu emagrecimento, é mais ou menos assim: ele provavelmente tirou centenas de outras fotografias dentre os meses que estava de dieta, com família e amigos. Mas Steve decidiu formalmente guardar determinadas fotos para comparar posteriormente, daqueles momentos fotografados pré planejados.

Da mesma forma, centenas de versões de um sofitware são atualizadas no repositório de qualquer equipe de desenvolvimento. Mas, no momento que esta equipe decide formalizar uma nova versão do sistema a ser testada, é registrada uma versão de homologação, que tem uma significância formal para a evolução do projeto de software

Comentários