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Como funciona uma estratégia de e-mail marketing

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Stefani Rejane CONTEÚDO EM DESTAQUE

Entenda como fortalecer a sua marca e aumentar as suas vendas por meio do e-mail marketing e confira todos os passos desse método.

As estratégias utilizadas dentro do marketing digital precisam ser muito bem planejadas. Assim, elas são capazes de proporcionar bons retornos para os seus negócios, seja um empreendimento físico ou digital.

Por conta disso, atualmente o e-mail marketing é um dos recursos utilizados com mais frequência dentro das estratégias de marketing digital.

Trata-se de uma forma de comunicação direta e muito pessoal. Por isso, as ferramentas mais buscadas do mercado, já utilizam a criação da segmentação além da personalização, fazendo com que o método seja muito mais eficiente.

Porém, é preciso um bom planejamento para que os resultados realmente sejam qualificados. Assim, agora você vai entender o que é o e-mail marketing e quais são as estratégias corretas para que esse método traga bons retornos.

Se você deseja se aprofundar ainda mais em e-mail marketing, recomendamos que você leia o guia completo no blog Systeme IO.

Afinal, o que é E-mail marketing?


O e-mail marketing é o conjunto de e-mails utilizados com o propósito de promover o seu produto ou negócio. Ele pode ser usado de diversas maneiras e para uma série de objetivos diferentes, a depender da intenção de quem o cria.

Com o e-mail marketing você pode nutrir, assim como cultivar o bom relacionamento com os seus potenciais clientes.

Isso é possível, pois através dessa estratégia você consegue mantê-los informados sobre temas relevantes e que você sabe que é do interesse deles, além de sempre realizar ofertas dos seus produtos e serviços.

Sendo assim, o e-mail marketing é uma estratégia para que a sua empresa realize uma comunicação direta com todos aqueles que estão na sua base de dados.

Mas, não necessariamente precisa ser um cliente, sendo um possível comprador já é suficiente para que você aposte no envio destes e-mails.   

Por que você deve criar um e-mail marketing?

Seja qual for o seu modelo de negócio, é possível obter diversos benefícios ao atuar com os disparos de e-mails marketing. Porém, é de suma importância que você tenha em mente quais são os seus principais objetivos.

Com o uso do e-mail dentro da sua estratégia você consegue obter algumas vantagens dentro dos outros canais de comunicação que você utiliza. Veja agora alguns dos benefícios presentes no e-mail marketing:

Te proporciona previsibilidade

Outros canais, como o Instagram e o Facebook, contam com algoritmos que limitam o seu alcance quando estamos falando de tráfego orgânico.

Já o e-mail marketing entrega para todos aqueles que a estratégia for direcionada. Ou seja, se você optar por enviar aquele e-mail para 500 pessoas, todas elas irão recebê-lo.

Dentro do processo, podem ocorrer alguns problemas, claro. Porém, é muito importante frisar que este é o único canal capaz de realizar uma entrega orgânica para até 98% da sua base de contatos, no caso, aquela que você escolheu para receber a mensagem.

Tal assertividade proposta pelo e-mail é o maior desejo de qualquer profissional que atua com o marketing.

Possui um formato totalmente flexível

Dentro do e-mail marketing, você pode escolher o formato que mais te agradar. Ou seja, não há nenhum tipo de limitação.

Isso não se aplica, por exemplo, quando estamos falando de anúncios e até mesmo postagens que realizamos nas redes sociais.

Trata-se então, de uma única oportunidade para que os profissionais da área de marketing tenham a possibilidade de utilizar a sua criatividade na criação de textos, gifs, imagens e até mesmo vídeos dentro do e-mail.

Porém, você deve decidir de acordo com o que seu público prefere para que os resultados sejam realmente positivos. Lembre-se: mantenha sempre a identidade do seu negócio.

Atua como colaborador da sua estratégia de conteúdo

Entre as maiores dificuldades quando o assunto é o aumento de relevância de um conteúdo é saber como realizar a sua divulgação.

Por isso, o e-mail marketing é visto como uma ferramenta de divulgação poderosa, que você consegue utilizar para buscar links de um site vinculado a outro, os chamados backlinks, que auxiliam na relevância do conteúdo visto e analisado pelos mecanismos de busca.

Além disso, tal estratégia é essencial para quem busca por tráfego em seu blog ou site.

Quais são as principais estratégias para um e-mail marketing qualificado?

Dentro das estratégias do marketing digital, o e-mail marketing se tornou uma das prioridades e até mesmo, uma abordagem consagrada.

Isso ocorre por conta de fatores como o seu custo-benefício, além da fácil personalização que o conteúdo pode ter.

Uma outra grande vantagem presente no e-mail marketing é o ROI – retorno sobre investimento, pois por ser adequado, é capaz de impulsionar o e-mail como um dos canais de marketing direto principais.

Porém, é nítido que tal canal também possui desafios quando o assunto é conversão e por conta do comportamento de quem o utiliza, já que eles estão cada vez mais dentro das plataformas de mensagens através dos seus dispositivos móveis.

Por isso, você deve seguir alguns passos importantes para melhorar a performance das suas campanhas de e-mail marketing. Veja algumas delas:

Leads qualificados: cria a sua própria lista

Quando você constrói a sua própria lista de leads, a sua empresa acaba atraindo potenciais clientes qualificados.

Sendo assim, a possibilidade de spam é bem menor, aumentando a sua credibilidade e garantindo que os e-mails sejam entregues, tendo total acesso às métricas reais e essenciais para que você realize uma boa campanha.

Além disso, você garante um atendimento qualificado ao que se refere às preferências e hábitos dos seus consumidores.

Se trata então da sua chance de ter um feedback completo e rico em informações que podem ser utilizadas em seus próximos e-mails marketing.

Fale menos sobre você e mostre algo interessante aos seus leads

Com o e-mail marketing você conta com um meio qualificado de chegar de forma rápida e direta para aquelas pessoas que realmente são interessantes para o seu negócio.

Por isso, este é o momento de deixar a sua marca um pouco de lado, focando em apontar as vantagens que o seu conteúdo pode oferecer.

Além disso, como já citado, dentro do e-mail você poderá utilizar diversas formas de apresentar aquele conteúdo.

Seja por texto, imagens, vídeos e tantos outros. O importante é ser atrativo, proporcionando aquilo que o seu tipo de consumidor realmente se interessa.

Lembre-se: o e-mail é uma maneira de entregar mensagens sem causar impactos ambientais, por exemplo. Isso é importante, pois atualmente, ser sustentável, além de ser essencial, está super em alta para empresas de todos os segmentos.

Não enrole o seu lead: crie conteúdos que vão direto ao ponto

É muito comum recebermos e-mails e ter a nossa caixa de entrada bombardeada todos os dias.

Por isso, ninguém quer perder o seu tempo com conteúdos que não agregue. Sendo assim, é muito importante que você crie um cronograma para o envio desses conteúdos por meio de uma automação de marketing com periodicidade.

Sendo assim, o usuário sempre verá o seu e-mail como prioridade. Para que a estratégia de e-mail marketing realmente seja qualificada, você deve enviá-lo somente quando ele apresentar algo útil para ser compartilhado.

Além disso, dias e horários pré-definidos também fazem toda a diferença. Você deve pensar em horários de acordo com as métricas que foram analisadas.

Com isso, você terá um e-mail marketing qualificado e capaz de proporcionar aos seus leads, conteúdos realmente atraentes e, consequentemente, gerar vendas para o seu negócio.

Por isso, se você prioriza o marketing digital, pense no e-mail marketing como prioridade e claro, conte com quem realmente entenda do assunto para que o seu investimento gere resultados positivos para o seu negócio.

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