Publicação

Gerenciamento de Mudanças x Gerenciamento de Liberação x Gerenciamento de Configuração

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Uma analogia com os 03 principais processos da Transição de Serviços da ITIL V3: gestão de mudanças, liberação e configuração.


Quando estudamos a etapa de transição de serviços da #ITIL, é comum confundirmos um pouco as atividades dos processos de gestão de: mudanças, liberação e configuração . O que é difícil para o aluno de ITIL foundation - que não tem experiência com estes processos - é entender exatamente onde termina os limites das atividades de um e onde iniciam as do outro processo .

Se você está iniciando seus estudos por agora, pode ter se deparado com uma ou mais destas dúvidas:
  • O processo de gestão de mudanças é o responsável por implantar mudanças ?
  • O processo de gerenciamento de liberação faz atividades que a gestão de mudanças também faz?
  • Como interagem os processos de gerenciamento de mudanças e liberação?
  • Como interagem os processos de gerenciamento de configuração e mudanças?
Se nenhuma destas dúvidas te ocorreu durante os estudos de ITIL, ótimo: é provável que você tenha entendido bem o escopo destes processos! Caso contrário, proponho neste artigo a analogia do aeroporto para sanar de vez as dúvidas sobre as responsabilidades envolvidas com cada um desses processos . Espero que seja útil para seus estudos!

Analogia do aeroporto para a transição de serviços da ITIL


O objetivo de todo aeroporto é transportar passageiros. Para que isso seja possível, toda aeronave é administrada por um comandante : este é o responsável por pilotar aeronaves, realizando pousos e decolagens nos aeroportos.

Para que os voos ocorram, atinjam seus objetivos e, principalmente, sejam evitados acidantes, é necessária a presença de uma torre de controle nos aeroportos. Como todos sabemos, a torre não pilota aeronaves, mas autoriza pousos, decolagens e administra as rotas dos voos.

A torre de controle também não trabalha sozinha, para que seu trabalho seja realizável, são necessárias diversas ferramentas. Para esta analogia, vamos explorar uma delas: o painel de controle . Esta ferramenta é necessária para prover informações à torre que monitora o trafego aéreo em tempo real.

Usando a analogia 


O Gerenciamento de Liberação e Implantação faz algo parecido com o que realiza o comandante de um voo : libera, conduz a implantação para que ela atinja seu objetivo. Em outras palavras, implanta a mudança desejada.

O Gerenciamento de Mudanças é como uma torre de controle de um aeroporto: orienta as mudanças, aprova, acompanha, verifica o andamento até o seu fim. A gestão de mudanças, conforme as boas práticas da ITIL, nunca implanta mudanças, assim como torre de controle não pilota aviões. O processo acompanha a mudança para que esta atinja seu objetivo e sejam evitados incidentes.

Por ultimo, o Gerenciamento de Configuração pode ser comparado ao painel de controle do aeroporto. Seu objetivo é fornecer informações completas e atualizadas dos itens de configuração: hardware, software, ambientes, pessoas, documentações e afins para todos processos. Um sistema de gestão da configuração está para TI assim como o painel de controle está para o perfeito funcionamento do tráfego aéreo. 

Comentários