Publicação

Sistema de Gerenciamento de Configuração (SGC)

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Gerenciamento da Configuração e Ativos de Serviço ITIL

O conceito trabalhado neste artigo faz parte do processo de Gestão de Configuração e Ativos de Serviço (GCAS) da biblioteca #ITIL, mais especificamente do livro de Transição de Serviços de TI.  

O que é um Sistema de Gerenciamento de Configuração (SGC)

Gerenciar informações e relacionamentos entre incontáveis registros de itens de configuração é uma tarefa complexa que requer o uso de uma ferramenta conhecido como Sistema de Gerenciamento de Configuração (Configuration Management System - CMS).

A #ITIL define esta solução como um conjunto de ferramentas, dados e informações que é usado para dar suporte ao gerenciamento de configuração e ativo de serviço.


Arquitetura de Sistema de Gestão da Configuração (Transição de Serviços, ITIL, Axelos)

Acompanhe-me num passeio breve pelas camadas, começando de baixo para cima de quem vê a imagem...

A Camada de Dados do SGC

Esta camada engloba todos os Bancos de Dados e Registros que fazem parte da Gestão de Serviços de TI. O Sistema de Gerenciamento de Configuração pode incluir dados de registros de Configuração guardados em vários Bancos de Dados de Gerenciamento de Configuração², que juntamente com a camada de integração de informação formará um BDGC integrado.

² Um banco de dados usado para armazenar os registros da configuração durante todo o seu ciclo de vida. O sistema de gerenciamento de configuração mantém um ou mais bancos de dados de gerenciamento de configuração, e cada banco de dados armazena atributos de itens de configuração e relacionamentos com outros itens de configuração. (Transição de Serviços, ITIL, Axelos)

Camada de Integração do SGC

Esta é uma camada extremamente importante, pois ela executa o que é a razão de ser do SGC: é a camada que integra as informações, faz mineração de dados, eliminar duplicações, dentre outras funções que compõem a inteligência de um SGC eficiente e eficaz.

A Integração de BDGCs precisa ser realizada sobretudo quando a empresa já possui Bases de Dados que controlam registros de configurações individualmente, tais como repositório de software (dentro do departamento de sistemas) e versões de configurações dos servidores (dentro do departamento de Infraestrutura.

Conforme a imagem revela (notar os dados ilustrados na direita do modelo) um BDGC integrado pode também incorporar informações de outras fontes externas de dados como um banco de dados dos recursos humanos ou banco de dados financeiros, evitando assim cadastrar informações de forma redundante / inconsistente. 

A Camada de Processamento do Conhecimento

Esta é a camada que será apresentada aos profissionais que utilizam o SGC, também conhecida como camada do usuário, ou de apresentação.

É a camada em que as informações são convertidas em conhecimento útil, e inclui funções como consultas, reportes e relatórios para gestão de performance para os serviços.

Uma vez que é utilizada por diversos processos, e profissionais que atuam em diferentes etapas do ciclo de vida, é comum que o sistema possua diversos módulos, ou - como a ITIL intitula - visões diferentes das informações, que atendam a diferentes partes interessadas no uso do sistema.

Alguns exemplos destas diferentes visões:

  • Visão da Liberação e da Mudança: Utilizada pelas pessoas responsáveis para o Gerenciamento de Mudança e o Gerenciamento de Liberação e Implantação.
  • Visão da Configuração Técnica: Utilizada para dar apoio às necessidades do pessoal nas funções do Gerenciamento de Liberação e Implantação.
  • Visão da Central de Serviços: para uso na Central de Serviços, por exemplo quando incidentes são registrados e analisados, ou quando requisições de serviço são solicitadas.
  • Visão do Ciclo de Vida de Configuração: usado pelo pessoal do Gerenciamento de Configuração e Ativo de Serviço que são responsáveis pelo gerenciamento do ciclo de vida dos itens de configuração.

Soluções de mercado

Soluções de software livre

Mais informações

Para continuar estudando gestão de ativos de serviço e configuração, recomendo:

Comentários