Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Artigo

Transição de Serviços de TI da ITIL

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Transição significa movimento, passagem, mudança de posição, estágio, estado, assunto, conceito, etc., para outro; mudança; a transição de adolescente para adulto -The Official Introduction to the Service Lifecycle, Axelos


A seta aponta para a etapa de Transição de Serviços no Ciclo de Vida do Serviço da ITIL

Gerenciamento de Mudanças

O processo responsável pelo controle do ciclo de vida de todas as mudanças, permitindo que mudanças benéficas sejam feitas com o mínimo de interrupção aos serviços de TI.

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão de Mudanças.

Gerenciamento de Ativos e Configuração

O processo responsável por garantir que os ativos requeridos para entregar serviços sejam devidamente controlados e que informações precisas e confiáveis sobre esses ativos estejam disponíveis quando e onde forem necessárias. Essas informações incluem detalhes sobre como os ativos foram configurados e os relacionamentos entre os ativos.

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão de Ativos e Configuração.

Gerenciamento de Liberação e Implantação

O processo responsável por planejar, programar e controlar a construção, o teste e a implantação de liberações, e por entregar novas funcionalidades exigidas pelo negócio enquanto protege a integridade dos serviços existentes.

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão de Liberação e Implantação.

Validação e Teste de serviço

O processo responsável pela validação e teste de um serviço de TI novo ou modificado. A validação e teste de serviço garante que o serviço de TI cumpre com sua especificação de desenho e que atenderá às necessidades do negócio

Para saber mais, acesse: mais sobre Validação e Teste do Serviço.

Avaliação da Mudança

O processo responsável pela avaliação formal de um serviço de TI novo ou alterado para garantir que os riscos tenham sido gerenciados e para ajudar a determinar se a mudança deve ser autorizada.

Gerenciamento do Conhecimento

O processo responsável por compartilhar perspectivas, ideias, experiência e informações, e por garantir que estejam disponíveis no lugar certo, no momento certo. O processo de gerenciamento de conhecimento possibilita a tomada de decisões bem informadas e melhora a eficiência reduzindo a necessidade de redescobrir o conhecimento.

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão do Conhecimento.

Planejamento e Suporte a Transição

O processo responsável pelo planejamento de todos os processos de transição de serviços e coordenação dos recursos que eles requerem. As atividades deste Processo atuam para planejar a etapa de transição como um todo e também para cada serviço individual. O processo garante ainda a disponibilidade de padrões, modelos e orientações adequados para suportar os demais processos.

Para saber mais, acesse: mais sobre Planejamento e Suporte à Transição.

Outras Etapas do Ciclo de Vida da ITIL:

Comentários