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Transição de Serviços de TI da ITIL

Transição significa movimento, passagem, mudança de posição, estágio, estado, assunto, conceito, etc., para outro; mudança; a transição de adolescente para adulto -The Official Introduction to the Service Lifecycle, Axelos


Capa do Livro Transição de Serviços (Service Transition) ITIL, Axelos

O valor do serviço de TI é concebido na etapa estratégia, projeto no Desenho e será finalmente percebido, avaliado pelo usuário e cliente na operação de serviços, quando os efeitos no negócio finalmente acontecerão "pra valer". Para estes efeitos sejam positivos e cenários indesejados sejam evitados, a transição precisa desenvolver, testar implantar os serviços seguindo orientações fornecidas pela equipe de Desenho. 

Propósitos da Transição de Serviços de TI

  • Garantir que grandes volumes de mudanças possam ser tratadas com menor impacto.
  • Garantir que mudanças nos serviços criem o valor esperado para o negócio.
  • Minimizar os riscos envolvidos com implantação de novos serviços e serviços modificados.
  • Garantir que os requisitos da Estratégia, incluídos no Desenho, sejam efetivamente realizados na Operação ao mesmo tempo controlando os riscos de falhas e interrupções.

Responsabilidades da Transição de Serviços de TI

  • Construir um serviço novo, mudar um serviço, retirar de operação, capacitar, treinar, mudar um fornecedor, etc.
  • Planejar e gerenciar os recursos para colocar um novo serviço (ou alterado) em produção de forma bem sucedida
  • Compreender e gerenciar o nível de risco envolvido durante e após a mudança

Principal Saída

A principal entrega derivada desta fase é simplesmente o serviço* propriamente dito pronto para operar.

* Um serviço novo ou alterado. 

Principais Processos de Transição de Serviços de TI

A seguir apresento uma descrição básica dos principais processos desta fase do ciclo de vida do serviço da ITIL, mostrando como cada um deles contribui para que os objetivos da Transição sejam alcançados. 


A seta aponta para a etapa de Transição de Serviços no Ciclo de Vida do Serviço da ITIL

Gerenciamento de Mudanças

O processo responsável pelo controle do ciclo de vida de todas as mudanças, permitindo que mudanças benéficas sejam feitas com o mínimo de interrupção aos serviços de TI.

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão de Mudanças.

Gerenciamento de Ativos e Configuração

O processo responsável por garantir que os ativos requeridos para entregar serviços sejam devidamente controlados e que informações precisas e confiáveis sobre esses ativos estejam disponíveis quando e onde forem necessárias. Essas informações incluem detalhes sobre como os ativos foram configurados e os relacionamentos entre os ativos.

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão de Ativos e Configuração.

Gerenciamento de Liberação e Implantação

O processo responsável por planejar, programar e controlar a construção, o teste e a implantação de liberações, e por entregar novas funcionalidades exigidas pelo negócio enquanto protege a integridade dos serviços existentes.

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão de Liberação e Implantação.

Validação e Teste de serviço

O processo responsável pela validação e teste de um serviço de TI novo ou modificado. A validação e teste de serviço garante que o serviço de TI cumpre com sua especificação de desenho e que atenderá às necessidades do negócio

Para saber mais, acesse: mais sobre Validação e Teste do Serviço.

Avaliação da Mudança

O processo responsável pela avaliação formal de um serviço de TI novo ou alterado para garantir que os riscos tenham sido gerenciados e para ajudar a determinar se a mudança deve ser autorizada.

Gerenciamento do Conhecimento

O processo responsável por compartilhar perspectivas, ideias, experiência e informações, e por garantir que estejam disponíveis no lugar certo, no momento certo. O processo de gerenciamento de conhecimento possibilita a tomada de decisões bem informadas e melhora a eficiência reduzindo a necessidade de redescobrir o conhecimento.

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão do Conhecimento.

Planejamento e Suporte a Transição

O processo responsável pelo planejamento de todos os processos de transição de serviços e coordenação dos recursos que eles requerem. As atividades deste Processo atuam para planejar a etapa de transição como um todo e também para cada serviço individual. O processo garante ainda a disponibilidade de padrões, modelos e orientações adequados para suportar os demais processos.

Para saber mais, acesse: mais sobre Planejamento e Suporte à Transição.

Outras Etapas do Ciclo de Vida da ITIL:

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Fernando Palma
Fernando Palma199 Seguidores 573 Publicações Consultor de TI, CEO
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Sou fundador e CEO do Portal GSTI, Consultor, professor e instrutor em Governança de TI e Gestão TI. Graduado em SI, mestrando em administração, Certificado ITIL Expert, ITIL Manager, COBIT, OCEB, ISO 20k, e ISO 27k.

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