Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Artigo

Desenho de Serviços de TI da ITIL

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

"Se você construir, eles virão" é uma passagem famosa de um filme de Hollywood de 1989 Field of Dreams.

Mas, se o que você construiu não gera valor, logo eles irão embora. - Trecho do  Livro Service Design , Axelos 


A seta aponta para a etapa de Desenho de Serviços no Ciclo de Vida do Serviço da ITIL

Obs.: Embora estes processos façam parte do livro Service Design (desenho de serviço), a maioria dos processos tem atividades que ocorrem em outras etapas do ciclo de vida do serviço. 

Gerenciamento de Nível de Serviços 

É o processo responsável pela negociação de acordos de nível de serviço atingíveis e por garantir que todos eles sejam alcançados. É responsável por garantir que todos os processos do gerenciamento de serviço de TI, acordos de nível operacional e contratos de apoio, sejam adequados para as metas de nível de serviço acordadas. O gerenciamento de nível de serviço monitora e reporta os níveis de serviço, mantém revisões de serviço regulares com os clientes e identifica melhorias requeridas. 

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão de Nível de Serviços.

Gerenciamento de Catálogo de Serviços

 O processo responsável por fornecer e manter o catálogo de serviço, que contém todos os serviços ativos para um ou mais clientes, assim como garantir que o catálogo esteja disponível àqueles autorizados a acessá-lo. 

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão do Catálogo de Serviços.

Gerenciamento de Disponibilidade dos Serviços de TI

O processo responsável por garantir que os serviços de TI atendam às necessidades atuais e futuras de disponibilidade do negócio de uma maneira mais efetiva em custo e mais oportuna. O gerenciamento de disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI e garante que todos os processos, infraestruturas, ferramentas, papéis, etc. de TI sejam adequados para as metas de nível de serviço acordadas para disponibilidade. 

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão da Disponibilidade.

Gerenciamento de Capacidade dos Serviços de TI

O processo responsável por garantir que a capacidade dos serviços de TI e a infraestrutura de TI sejam capazes de atender aos requisitos relacionados à capacidade e ao desempenho acordados de maneira oportuna e eficaz em custo. Planeja e gerencia a capacidade considerando todos os recursos necessários para entregar um serviço de TI e trata do atendimento das necessidades de capacidade e desempenho tanto atuais como futuras do negócio. O gerenciamento de capacidade inclui três subprocessos: gerenciamento de capacidade do negócio, gerenciamento de capacidade do serviço e gerenciamento de capacidade do componente.  

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão da Capacidade.

Gerenciamento de Fornecedores

O processo responsável por obter valor com o gasto realizado com fornecedores, garantindo que todos os contratos e acordos com fornecedores deem suporte às necessidades do negócio e que todos os fornecedores atendam aos seus compromissos contratuais.  

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão de Fornecedores.

Gerenciamento de Segurança da Tecnologia da Informação

O processo responsável por garantir que a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos, informações, dados e serviços de TI de uma organização correspondam às necessidades acordadas do negócio. O gerenciamento de segurança da informação suporta a segurança do negócio e tem um escopo mais amplo que aquele do provedor de serviço de TI, e inclui o tratamento de papel, do acesso predial, chamadas telefônicas, etc., para toda a organização. 

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão de Segurança da Informação.

Gerenciamento de Continuidade dos Serviços de TI

Responsável pelo gerenciamento de riscos que podem impactar seriamente os serviços de TI. O gerenciamento de continuidade de serviço de TI garante que o provedor de serviço de TI pode sempre prover o mínimo nível de serviço acordado, através da redução do risco a um nível aceitável e planejamento da recuperação dos serviços de TI. O gerenciamento de continuidade de serviço de TI suporta o gerenciamento de continuidade de negócio.

Para saber mais, acesse: mais sobre Gestão da Continuidade dos Serviços.

Coordenação do Desenho de Serviços de TI

O processo responsável pela coordenação de todas as atividades de desenho de serviço, seus processos e recursos. A coordenação de desenho garante o desenho consistente e eficaz de serviços de TI novos ou alterados, sistemas de informação de gerenciamento de serviço, arquiteturas, tecnologia, processos, informações e métricas.

Para saber mais, acesse: mais sobre Coordenação do Desenho de Serviços.

Outras Etapas do Ciclo de Vida da ITIL:

    Comentários