Publicação

ITIL e Gestão de Projetos

foto de
Frederico Aranha CONTEÚDO EM DESTAQUE

A ITIL e a gestão de projetos

por Frederico Aranha


Uma discussão muito comum quando falamos sobre ITIL é a respeito da distinção entre gestão de serviços e de projetos . A maior parte das pessoas salta e diz que a diferença entre o PMP e o ITIL Expert é justamente esta, um é para serviços e outros para projetos. É verdade, mas eles estão mais próximos do que você imagina!

É verdade que um PMP é um gerente de projetos certificado. Também é verdade que um ITIL Expert é um gestor de serviços devidamente certificado. Isso não significa, todavia, que são certificações excludentes ou que um ITIL Expert não fará gestão de projetos .

Quando estudamos transição de serviços , por exemplo, é fundamental entender que uma mudança é muitas vezes regida por um plano de projeto .

Isso porque uma mudança pode ser uma alteração de senha, mas também pode ser a mudança de um serviço. Se quisermos alterar uma característica complexa em um software e isto for feito internamente e esta alteração resultar na alteração de um serviço, uma série de requerimentos terão de ser cumpridos. Fazendo uma recapitulação básica das melhores práticas veremos que para fazer esta alteração precisaremos de uma justificativa baseada em um caso de negócio . Este caso de negócio deverá conter uma análise da demanda daquele serviço que justifique a alteração nas funcionalidades do software em questão e assim por diante. Estes artefatos e estudos estão dentro da ITIL , mas e na hora de por a mão na massa e alterar o software? Quem vai gerir esta alteração? Onde está o plano para a alteração e o plano que embasa e análise financeira da gestão estratégica dos serviços? No fim das contas, a alteração será melhor gerida desde o princípio se nos utilizarmos das boas práticas de gestão de projetos .

Ser ITIL Expert ou PMP , por si só, já é um grande diferencial. Conforme o mercado se torna mais competitivo, os mais fortes prevalecem e quem vai ficar na ponta são os melhor preparados.

Se você quer trabalhar com a adoção de ITIL , então é relevante ser PMP e ITIL Expert . Cada passo a ser dado na direção da maturidade em uma organização no que diz respeito à gestão de serviços deve ser orientado por um plano de projeto . Em outro artigo falarei mais sobre a certificação Prince2 .

Infelizmente, o Brasil é um país muito pouco evoluído em termos de gestão e se você quer ser reconhecido por analistas de recursos humanos e headhunters precisa ter certificações que eles reconheçam. A certificação ITIL Expert ainda é, acreditem, pouco reconhecida. Um Prince2 Professional terá muito menos chances no nosso mercado do que um PMP .

Obrigado e até a próxima!

Frederico Aranha

Outros artigos do autor:

Mais artigos sobre ITIL:

Comentários