Publicação

Armazém seguro e peças definitivas

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Este artigo descreve dois conceitos básicos do gerenciamento de ativos e configuração, processo que pertence ao livro de Transição de Serviços da biblioteca #ITIL. São eles: biblioteca segura e peças definitivas.


Armazém Seguro

Um Armazém Seguro é um local que armazena ativos físicos de TI, isso é, bens tangíveis como equipamentos que devem ser estocados para manter uma reserva. As configurações dos ativos armazenados aqui configurações são pelo Sistema de Gestão da Configuração (SGC).

O armazém seguro deve ser gerenciado formalmente, e informações sobre ativos armazenados devem ser controladas. O processo de gestão de mudanças deve atuar sempre que for necessário acrescentar ou retirar algo do ambiente de um armazém.

Armazéns Seguros prestam um papel importante para a #Segurança da Informação e Continuidade dos Serviços de TI, pois mantém um local seguro para acesso a equipamentos que seguem o padrão da empresa, e que podem ser utilizados a qualquer momento para suprir necessidades.

Peças definitivas

A própria #ITIL recomenda que em um outro local, isso é: fora do armazém seguro, devem ser guardadas peças definitivas de hardware que são estocadas para reposição.

Assim como acontece para os equipamentos mantidos no armazém seguro, os detalhes dos componentes deste armazém (de peças definitivas), suas localizações e demais informações devem ser registrados no Sistema de Gestão da Configuração (SGC).

As peças podem ser utilizadas de forma temporária ou definitiva para diversos fins, como por exemplo, para recuperar determinado incidente. Sempre que o uso temporário chega ao fim, as peças são devolvidas para o local de peças definitivas e quando o uso for definitivo, é preciso que se providencie a reposição desta peça no estoque do armazém.

Comentários