Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Publicação

Proposta de mudança na prática

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

O conceito de Proposta de Mudança conforme as boas práticas da ITIL

A Proposta de Mudança (conceito que é diferente de Requisição de Mudança) é um instrumento relevante quando uma mudança de uma determinada categoria é solicitada: as mudanças maiores.

Mudanças de grande porte são classificadas assim por envolverem um custo significativo, risco e/ou impacto organizacional que geralmente são iniciadas através do processo de Gerenciamento de Portfólio de serviços.

O que é uma Proposta de Mudança

A Proposta de Mudança é um documento utilizado para comunicar uma descrição de de alto nível de uma potencial introdução de serviço ou mudança significativa.

Uma proposta de mudança deve incluir:

  • Uma descrição do serviço novo esperado (ou modificado), incluindo o retorno esperado para o Negócio
  • A Utilidade e Garantia que devem ser entregues pelo serviço
  • Um caso de negócio que inclua riscos, alternativas e orçamento
  • Um cronograma da implementação esperada.

Como utilizar proposta de mudança na prática 

As propostas de mudança são normalmente criadas pelo processo de Gerenciamento de Portfólio de Serviço e são passadas para o Gerenciamento de Mudança para autorização. Depois que a proposta de mudança tiver sido autorizada, o gerenciamento de portfólio de serviço contratará o serviço (leia-se: contratar no sentido literal ou no sentido de patrocinar este novo serviço para ser desenvolvido pelo departamento de TI da Organização).

Um ponto que merece nossa atenção

Ao contrário do que acontece com as Requisições de Mudança (RDM), quando uma Proposta de Mudança é autorizada, não significa que está autorizada a execução da mudança, mas simplesmente que a alocação de recursos para o serviço está aprovada e este pode começar a ser desenhado.

Por que proposta de mudança é um instrumento relevante

Compreender o quanto é relevante do registro e avaliação de uma proposta de Mudança: antes que um serviço novo seja inserido, ou uma modificação de grande porte seja feita, é importante que a mudança seja avaliada em relação ao impacto potencial:

  • sobre outros serviços,
  • sobre recursos compartilhados,
  • em relação a outras mudanças já planejadas no calendário de mudanças.

É justamente este o suporte essencial que a Gestão de Mudanças oferece à Gestão de Portfólio de Serviços, pois enquanto este processo avalia aspectos como agregação de valor, riscos e requisitos de alto nível para o serviço novo/alterado, aquele garante que os impactos no ambiente atual de TI serão analisados.

Propostas de mudanças e gestão de projetos

Em algumas organizações, as propostas de mudança podem ser criadas por um escritório de Gestão do Programa ou por Projetos individuais.

Proposta de mudança e Requisição de Mudança

A proposta de mudança não substitui uma Requisição de Mudança (RDM), tampouco deve ser interpretada como uma RDM de grande dimensão, pois os dois conceitos existem de formas independentes e devem ser utilizados como instrumentos separados.

Depois que um serviço novo ou alterado é aprovado através de uma proposta de mudança, Requisições de Mudanças (RDM´s) podem ser usadas de forma normal. Estas RDM´s inclusive podem e devem ser associadas a uma ou mais proposta(s) de mudança. Desta maneira, a equipe que gerencia tais mudanças pode rastrear este relacionamento para obter diretrizes importantes em tomada de decisões para atividades como avaliação, priorização e revisão de mudanças.

Comentários