Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Publicação

Mapeamento ITIL x Microsoft System Center

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Produtos da Microsoft System Center


As tabelas a seguir identificam como processos da biblioteca #ITIL são contemplados pelas seguintes soluções da família #System Center:
  • System Center Service Manager (SCSM)
  • System Center Operations Manager (SCOM)
  • System Center Orchestrator
  • System Center Configuration Manager (SCCM)
  • System Center Virtual Machine Manager (SCVMM)
  • System Center Data Protection Manager (SCDPM)

Processos da Estratégia de Serviços (ITIL Service Strategy) x Soluções Microsoft System Center


Processo ITILProduto System Center
Gerenciamento da Estratégia de Serviços*
Gerenciamento do Portfólio de ServiçosSCSM
Gerenciamento Financeiro*
Gerenciamento da DemandaSCOM
Gerenciamento do Relacionamento com o Negócio*

* Estes processos podem ser contemplado por outras ferramentas da Microsoft que não fazem parte das soluções System Center, mas da família de produtos Dynamics.

Processos de Desenho de Serviços (ITIL Service Design) x Soluções Microsoft System Center


Processo ITILProduto System Center
Gerenciamento de Nível de Serviços SCSM, SCOM
Gerenciamento de Catálogo de ServiçosSCSM
Gerenciamento de Disponibilidade dos Serviços de TISCOM, SCVMM
Gerenciamento de Capacidade dos Serviços de TISCOM, SCVMM
Gerenciamento de FornecedoresSCCM, SCSM
Gerenciamento de Segurança da Tecnologia da InformaçãoSCCM, SCSM, SCDPM
Gerenciamento de Continuidade dos Serviços de TISCOM, SCDPM
Coordenação do Desenho de Serviços de TI*
* A coordenação do desenho pode ser contemplada por outras ferramentas da Microsoft que não fazem parte da família System Center: MS Project, Project Server (EPM) e Microsoft Office SharePoint Server (MOSS).

Processos da Transição de Serviços (Service Transiction) x Microsoft Soluções System 


Processo ITILProduto System Center
Gerenciamento de MudançasSCSM, SCCM
Gerenciamento de Ativos e ConfiguraçãoSCSM, SCCM, SCOM
Gerenciamento de Liberação e ImplantaçãoSCSM, SCCM, Orchestrator
Validação e Teste de serviçoSCOM, SCSM
Gerenciamento do ConhecimentoSCSM, SCOM
Planejamento e Suporte a Transição*
* O Planejamento e Suporte a Transição pode ser contemplada por outras ferramentas da Microsoft que não fazem parte da família System Center: MS Project, Project Server (EPM) e Microsoft Office SharePoint Server (MOSS).

Processos da Operação de Serviços (Service Operatin) x Soluções Microsoft  System Center


Processo ITIL Produto System Center
Gerenciamento de IncidentesSCSM
Gerenciamento de ProblemasSCSM
Gerenciamento de Eventos
SCSM, SCOM, Orchestrator
Cumprimento de RequisiçãoSCSM
Gerenciamento de AcessoSCSM *
* Para ser inteiramente contemplato, o gerenciamento de acesso deve ser implementado pelo Active Directory, que não faz parte da família System Center.

Melhoria Contínua dos Serviços x Soluções Microsoft System Center


SubprocessoProduto System Center 
7 Passos para Melhoria de ProcessosSCOM
Reporte de ServiçoSCOM, SCVMM
Avaliação de ServiçoSCOM, SCVMM

Comentários